Sincronizando as Agendas (Google Calendar para várias plataformas)

Bem, todos desejam ter uma agenda unificada, usuários de mobilidade ou não. Para os felizardos que participam de redes corporativas, um servidor Exchange com o Outlook e os PDA´s ou Smartphones fazem maravilhas. Mas, para os pobres mortais como a maioria, o melhor caminho é utilizando o Google Agenda.

Podemos utilizar o mesmo através do navegador, onde o mesmo têm uma boa interface, ou através de programas específicos. A minha escolha, é utilizar o Mozilla Thunderbird, um ótimo cliente de mail gratuito. O Thunderbird é compatível com extensões .xpi, assim como o Firefox, expandindo as suas possibilidades. Fazendo uso de duas delas, a extensão Lightning e a extensão Provider, para o Lightning, conseguimos trabalhar em nossa agenda, no cliente de mail, como se estivéssemos trabalhando com um servidor Exchange. O sincronismo é bidirecional: podemos fazer atualizações tanto no cliente como na página da Google, que eles sempre estarão sincronizados.

Para o E71, e para as os smartphones em geral, podemos utilizar o programa GCalSync. Este simples programa faz a sincronização da agenda do telefone com a agenda do Google, e também isto ocorre de forma bidirecional. O único inconveniente, é a necessidade de ter que se abrir o programa sempre após uma edição na agenda. Em telefones multitarefa, o mesmo pode ser programado para fazer sincronizações automáticas, poupando um pouco do trabalho.

N800 ? Este trabalha com as agendas da Google que é uma beleza. Utilizando-se do aplicativo mCalendar, disponível nos repositórios, a agenda do Google vai para a tela do mesmo, com direito a uma interface bem intuitiva e otimizada para o uso dos dedos. É um dos melhores apps para este dispositivo, e um must-have para usuários do Google Agenda.

Por fim, para cobrir todas as minhas plataformas, o iPod Touch também conta com sincronizadores da agenda. Temos um aplicativo chamado SaiSuke Free, porém o mesmo não faz a sincronização bidirecional: ele não faz o upload da agenda do iPod para o Google. Para fazer isto, só a versão paga do mesmo. Existe um aplicativo que sincroniza com o serviço Remember the Milk, mas, como não utilizo o serviço, nunca testei ! Para quem fez o jailbreak do mesmo, existe um programa melhor, chamado NemusSync, que faz a sincronização bidirecional da mesma maneira que o GCalsync faz nos telefones.

Uma semana repleta de agendas sincronizadas a todos!

Anúncios

4 comentários sobre “Sincronizando as Agendas (Google Calendar para várias plataformas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s