Instalando o KDE no N800

Voltando o foco ao N800, irei fazer um pequeno tutorial de como instalar o KDE nele.

KDE é um gerenciador de janelas pra Linux, aliás, bem mais que isso, pois o mesmo vêm com uma suíte Office, ferramentas de comunicação, etc. E foi portado para o Maemo por um programador de nick Penguinbait.

Bom, KDE no pequeno vai substituir um notebook ? Não. A velocidade não é excelente. É mais um quebra galho. Mas um quebra-galho com algumas ótimas opções, como:

– Te dá acesso à suíte KOffice, onde você poderá criar/ler documentos;

– Aumenta a facilidade de configuração (eu só consegui acertar o idioma do teclado USB por ele, pelo Maemo, toda vez que eu conectava o teclado, havia a necessidade de reconfigurar);

– Têm a possibilidade de usar um mouse Bluetooth: dessa maneira, o N800 vira um netbook completo !

Existem algumas desvantagens, a listar:

– Caso queira fazer o KDE bootar por cima do Hildon, é possivel, mas trabalhoso e terá que procurar por um tutorial em outro lugar, pois eu nunca fiz e não pretendo 😉

– Após o seu uso, o cursor do mouse fica aparecendo no Hildon por uns dias, depois some ! Bem doido isso.

– O cartão de memória no qual o KDE ficará instalado deixará de sincronizar com o Windows.

Bom, o que precisamos ? Primeiro, precisamos clonar o sistema operacional no cartão e instalar um bootloader que permita o boot pelo cartão. Sim, N800 têm Lilo/Grub! E precisamos instalar isto, perderemos a telinha bonita do boot.

Para isto, existe uma ferramenta chamada Pbeasy. Ela vem em um pacote de ferramentas chamado Console Tools, que inclui coisas como bzip e wget. Puxamos a mesma aqui, tomando o cuidado de deixar a mesma na memória do aparelho (NÃO PODE SER NO CARTÃO), e a instalamos. Após a sua instalação, vamos ao terminal e digitamos pbeasy. Irá abrir a tela abaixo:

PBEasy
PBEasy

Recomendo, a partir deste ponto, trabalharmos com a tela cheia, para melhor visualização.

Bom, selecionando a opção Partition, ele nos pergunta qual o cartão que será particionado. Após isto, ele inicia o particionamento (gparted). A primeira partição, é uma partição Fat 32, e será mostrada pelo Windows, quando bootarmos pela flash. Não aparecerá caso o boot seja pelo sistema do cartão, então, é mais ou menos o seguinte: este cartão vira sistema ! A segunda partição, será a swap, embora o texto do particionador diga que a mesma será para o Windows filesystem. Eu coloco em torno de 256 a 512 mb para ela, mas fica a critério da pessoa. O que sobrar será ext2, onde ficará o sistema e o KDE. Recomendação de tamanhos para as partições aqui. Eu não segui estas 😉 . Meu cartão é de 8GB, e eu fiz assim: 3gb para Fat32, 512 para SWAP e o resto para ext2. Porque ? Porque eu também uso o Debian chroot, e este se instala na partição fat! Mas isto vai ao gosto do freguês: um cartão de 2gb fica bem no limite: recomendo a utilização de cartões a partir de 4gb.

A partir disto, o cartão será particionado e formatado. Isto pode ser feito no Linux, respeitando-se a ordem das partições: fat32, swap e ext2.

Bom, após isto, o sistema irá reiniciar. Entramos novamente no terminal, digitamos pbeasy, mas desta vez, a opção escolhida é Clone.

Selecionamos qual será o cartão a receber o clone, com as partições prontas, e pronto. Na próxima tela, digitamos o tempo que o bootsystem irá esperar uma intervenção do usuário para mudar a partição a bootar. Lilo/Grub! (Bom, se alguém achar onde eu mudo a prioridade de boot, me avise, pois eu gostaria de deixar o meu bootando diretamente pelo SD, e só se eu quisesse o boot, ele iria pra flash). Aí ele faz todo o serviço completo, clona todo o seu sistema pro cartão, instala o bootloader e reinicia o tablet. Aí, já entramos no boot pelo cartão. Hora do passo 2, instalar o KDE.

Baixamos este deb e o executamos. O sistema então irá baixar os arquivos necessários: são 308mb para baixar, depois descompactar, portanto, tenha paciência. Em casa, com speedy 2MB, demorou mais de 2 horas ! Para ver o processo, abra o browser e digite: /root/kde-installer . Ele irá mostrar o estado. Depois de muita paciência, é só rebootar o tablet, entrar pelo SD e executar o KDE. Ele estará lá, prontinho para a primeira execução. O primeiro visual está a um nível de videogame, papel de parede do Zelda. Para retirar, é só ir nos themes do KDE, normalmente. O tema penguinbait é bem mais “normal”. Ah, o KDE estará no menu Extras do Hildon.

A partir daí, é só ser feliz 😉 . Coisas que o KDE nos permite: Office, impressão através do Samba, a utilização da maioria dos aplicativos do Hildon dentro dele, kIRC, Kopete, etc. Também permite gravação de CD´s e DVD´s com o uso de um drive externo (!!!), mas, como eu não tenho um drive externo, não posso entrar em mais detalhes. Ah, e o KDE não utiliza o teclado da tela do Hildon. Existe um teclado auxiliar, no menu Utilities, chamado kvkbd. Mas ele não é muito bom. O KDE no N800 só fica bom mesmo com o uso de um teclado externo.

Créditos: PenguinBait. Ele é o responsável por tudo isto, merece todas as congratulações.

Aceito sugestões para ir melhorando o tutorial!

62 comentários sobre “Instalando o KDE no N800

  1. É assim: hoje quando você conecta o N800 no Win, aparecem dois cartões no gerenciador de arquivos, certo ? Ao clonar o sistema pro SD e bootar por ele, o cartão que tiver o sistema operacional não aparece mais quando você bootar por ele. Mas ainda dá pra bootar pela flash do aparelho, aí o cartão aparece normalmente. E no linux, se nao me engano, aparecem todas as partições do cartão, quando se boota pela flash.

  2. Mauro, venho aqui publicar meu agradecimento por esse post, confesso que há um bom tempo tenho o N800, porém nunca usei como gostaria devido a limitação de memória. Conheci seu blog através do Rodrigo Toledo, e estou muito contente, pois agora com meu N800 já instalado KDE, darei mais vida e utilidade ao bichinho. Abraços.

  3. Bom Dia Mauro. Gostaria de uma ajuda. Estou apanhando um pouco para selecionar o tamanho das 3 partes da partição do Disco. Ele não me da a opção de escolher o tamanho, ele só pede pra escolher yes or no para particionar e depois reiniciar o N800, isso tudo depois de eu digitar pbeasy e clicar em yes. Vc pode me ajudar.. ?

  4. Boa Tarde Mauro. Referente a meu problema citado acima ja consegui resolver, consegui fazer a partição e clonar para o SD, o problema que eu estava tendo era que eu estava só com um cartão inserido no N800. Eu havia retirado o SD interno do aparelho pois vi uma recomendação no site em ingles do PenguinBat. Dai não deu certo sem ele, assim que inseri o mesmo junto com o SD externo deu certo.
    Minha outra duvida é a seguinte: instalei o clone num cartão de 1GB e configurei assim:
    1: 64MB FAT
    2: 872GB EXT2 (BOOT)
    3: 64MB SWAP
    Sera que ira ficar lerdo com essa configuração ? A memoria Swap que determina a Ram do Aparelho ?

  5. Boa tarde David.
    Fico feliz que você tenha resolvido o primeiro problema! Eu só iria conseguir um tempo com o N800 para testes no final de semana.

    Então, a Swap é a memória de troca do aparelho sim. Como você tá clonando o sistema no cartão, este cartão não vai dar pra acessar pelo Windows. Caso você boote pela memória do aparelho, ou coloque este cartão em um PC normal, ele irá acusar somente 64MB, que é o dedicado para a partição FAT. Se você quiser aumentar mais a swap, ficará com mais memória virtual sim.

    Abraço !

  6. Olá. Ainda não tive tempo de fazer isso no meu N800, mas sobre o boot pelo SD, se esta usando grub dar para editar no arquivo “/boot/grub/grub.conf” e modificar o parâmetro “Default”.
    Flw.

  7. Foi o Martinez que indicou este tuto, mas não entendi nadica de nada. Não tem uma forma mais simples ou numa linguagem leiga? Para me adiantar, tem que ter Linux?

  8. Rapaz o N800 ja é lento quando abre vários programas imagina ainda quando instalar kde nele, que ja falou que fica lento….

    Qual o real benefício de clonar o sistema no cartão de memória?

    e depois se não gostar do clone posso voltar ao estado inicial como era antes?

  9. Eduardo, o benefício é você instalar os programas no cartão, acabando com a limitação da pouca memória interna.
    E sim, se você não gostar do clone, é só fazer a atualização novamente que ele retira o clone.
    Abraço !

  10. Bom aqui quando digito pbeasy e vou na parte de particionar pede para digitar a primeira partição e depois a swap ai na terceira etapa mostra a confirmação que fica assim:

    128mb ext3 para

    e 1600 para swap.

    Não entendi com o tutorial vc explicou que ia ficar em: fat32, swap e ext2..

    mas pelo que o programa ta mostrando vai ficar assim: ext3 e swap…

    e agora o que devo fazer?

  11. Bom entendi, o processo correu normalmente mas quando reinicia para dar o boot diz que não foi possível dar boot pelo mmc6…..

    Instalei no cartão interno para fazer o clone….

  12. Mauro, se eu quiser instalar o Turbo Easy Debian (postado no Blog do Rodrigo), é só eu seguir esse tutorial e, em vez de instalar o KDE, eu instalo o Easy Turbo?
    E se eu já tiver o KDE instalado, como faço?

  13. Sinceramente, eu duvido de nada vindo deste aparelhinho da Nokia, pois é ele também que está passando por testes para “receber” o Android. A princípio funciona, mas dá tanto trabalho, trabalho do tipo programação, reengenharia e coisas do gênero, que ainda é pra poucos. Mas com o tempo…

  14. Parabéns pelo post! Comprei o meu hoje, ou seja,não vou sair mais da sua pagina..rsrsrss..eu consigo passar arquivos do PC(XP) pro n800 pelo USB..? – Grato!

  15. Olá Mauro Martins, parabéns pelo blog!!! Suas dicas são realmente sensacionais…

    Vc poderia descrever o que seria:

    FAT-> Pelo o que eu entendi, é a memória do cartão que temos acesso no PC.

    SWAP-> Suas palavras “Se você quiser aumentar mais a swap, ficará com mais memória virtual sim”. Memória SWAP é o que determina o ram do aparelho?

    EXT2-> Essa memória refere-se ao que? qual sua finalidade?

    Grato pela atenção.

  16. segui todos os passos que estão acima e meu n800 nao sai da pag de boot menu…nao sei o q faço…existe uma maneira de reseta-lo?? pela placa??

  17. gostaria de saber se é possivel ter uma conexão de area
    de trabalho remota igual tem no xp, em um nokia n810.
    atenciosamente
    Frias@frias

  18. mauro…estou aguardando retorno…nao consigo reiniciar o meu n800…ele é todo touch e nao sai da tela que t falei…

  19. opa…ele voltou a viver…só que…..nao reconhece nenhuma rede wlan…vc tem alguma sujestao??

    desde já agradeço sua ajuda…vc é meu salvador…rsrs

  20. essa é para glaucia,na tela do boot menu não vai sair nunca se voce tentar selecionar pela caneta pois não é touch,voce tem que apertar o direcional para baixo no 1° botão a sua esquerda no aparelho e depois clicar na bolinha do centro no cartão que voce selecionou

  21. Mauro, não sei se você já descobriu, mas para dar boot no cartão interno por default, use o seguinte comando no terminal (como root):
    chroot /mnt/initfs cal-tool –set-root-device ask:mmc2

  22. Olá pessoal, alguém já tentou bootar o Slax nesse brinquedinho? afinal o Slax é super leve e rápido e trabalha em ambiente kde e tem vários módulos disponíveis inclusive office…

  23. Primeiro de tudo, este foi o blog que achei melhor, PARABENS!!!!

    Marcos você já descobriu se dá para colocar o slax no nokia n810? Acabei de comprar e preciso do Office. Se não der tentarei instalar o KDE.

    Alguem sabe se consigo colocar o mini modem 3G da tim nele usando uma conexão usb (femea – femea)? Eu não consegui.

    Obrigado

  24. Olá Juliana,
    ainda não tirei um tempo pra tentar mas, pelo tutorial acima da pra se ter uma ideia de como fazer, ou seja, seguir ate o passo de alteração do boot, em seguida selecionar para dar boot pelo cartão de memória que contenha o slax que existem muitos topicos em foruns ensinando isso, no mais o que acredito ser dificil é que o slax tenha modulos de drivers para o wifi e touchscreem do n800…não custa tentar já que não se alteraria a memória flash interna sendo facilmente reversível. quanto ao mini modem ja vi algo a respeito se eu achar te informo o link.

  25. Juliana, só pra complementar enquanto não tentar alguns desses procedimentos uma alternativa simples é o google docs, da para visualizar e editar textos, o problema é que para isso tem que estar conectado e nem sempre isso é possivel, no caso de planilhas é mais fácil pois no gerenciador de aplicativos tem um chamado gnumeric, quebra um galhão mesmo. boa sorte.

  26. Clonei meu SO num cartão, só que quero remover o sistema do mesmo e deixar somente o original, alguém sabe como posso remover o gerenciador de boot e deixo assim como eu o recebi da loja? abraço

  27. É só fazer a atualização do sistema operacional que o mesmo fica da maneira como veio da loja.

    Abraço!

  28. Eu tento atualizar, mas não consigo, o programa de atualização da Nokia não consegue reconhecer o N800. Alguém tem alguma dica?

  29. Cara

    Minha HP esta lotada de informações que coloquei nela, porém todas as vezes que vou transferi-las, ela aparece um erro e não consigo deletar ou move-las.

    Já pensei em resetar atrás dela, mas tenho medo que de alguma merda.

    Você pode me ajudar ??

  30. Você tem coisas importantes em sua HP?
    Caso o que tenha não faça falta, eu recomendo o reset. Eu tive que fazer na minha, por várias vezes. Se desligamos a mesma durante uma operação, ela irá ter problemas na memória.

    O procedimento, você já conhece ? É simples: ligue ela com o On, F1 e F6 pressionados. Na mensagem “Try to recover memory?” você digita No, e ela voltará ao seu estado original.
    Espero ter ajudado.

    Abraço !

  31. Excelente post! Segui os passos somente para clonar o SO para o cartão e funcionou de primeira. Aí vai minha colaboração:

    Para mudar a prioridade do boot, eu bootei pela opção ‘Internal flash’, acessei o terminal e digitei ‘pb’. Selecionando as opções ‘BootMenu > Boot’, eu consegui alterar o device default para o boot (no meu caso: /dev/mmcbl) …

    Espero ter ajudado e parabéns pelo post !!!

  32. Boa tarde, tenho o N800 a pouco tempo, e perbeci a diversidade de coisas que dá para fazer nele com o sistema clonado. A primeira vez clonei para um cartão de 2GB, seguindo este blog, ficou perfeito. A segunda vez, tive um probleminha e gostaria da ajuda de vocês. Comprei um cartão de 16GB e clonei o sistema para ele, mas na hora de dar boot, ele dá erro. Então resolvi colocar o cartão no slot externo,aí funciona normal. Existe algum comando para funcionar o clone com cartão no slot interno?

  33. O meu clone está no cartão interno, após selecionar isso nas opções de clonagem, nunca tive nenhum problema. Sua tampa está bem colocada ?

    Abraço !

  34. Mauro, parabens pelo post. muito bom.
    eu estou tentando instalar o kde aqui diz que serão necessarios 1,1 gb. só que na hora de instalar ele fica pensando e pensando e nada. voce tem alguma ideia ?

  35. Caro amigo Mauro Martins fui tentar fazer esse tuto até a parte de particionar e clonar o cartão tudo bem mas na hora de instalar o kde é que esta a bronca pois toda vez ele diz impossivel atualizar o kde-installer-v4, vc poderia me ajudar ou alguém aqui do blog poderia? por favor pois estou a dias tentando fazer isso.

  36. Alexandre, veja esta parte do tutorial: “Para ver o processo, abra o browser e digite: /root/kde-installer . Ele irá mostrar o estado.” Espero que ajude.

    Eliabe, o instalador agora faz parte do gerenciador de aplicativos, você tentou instalar por lá ?

    abraço a todos.

  37. Caro amigo, consegui clonar e tudo mais, porem o link pra baixar o KDE nao esta funcionando poderia me ajudar…valeu

  38. Não consequi fazer a instalação do KDE no meu n810, sendo que particionei o fat para 10mb porem não sei como fazer a memoria interna voltar a ficar com 2GB, alguem pode me ajudar????

  39. Parabéns pelo post!

    Tenho uma pergunta, esse KDE fica meio pesado ou fica normal?

    E pra quem ta tentando mudar a prioridade do boot pro cartão de memória, a dica do nosso amigo Wanderlei Talib foi a que deu certo pra mim, só relembrando a dica dele: voce da boot pela memória flash, vai no XTerminal e digita pb, apos carregar vai aparecer a tela com as opções, agora com o direcional do teclado mova para baixo até a opção (Bootmenu) e de enter, depois selecione (Boot) e enter, agora você seleciona qual memoria terá prioridade no boot, no meu caso a primeira da lista é a flash (Size:256MB) e a segumda é o cartão de memória, ai vc clica no espaço entre parênteses ( ) e clica em e Pronto!

    Obrigado Wanderlei!
    Descule eu recomentar a dica do amigo mas é que eu me perdi só um pouquinho quando fui fazer, dai resolvi postar tudo bem esplicadinho pra galera e assim me sentir um colaborador também 😀

    Abraço a todos!

  40. Opa! Engoli uma palavra:

    *ai vc clica no espaço entre parênteses ( ) e clica em e Pronto!

  41. Errei denovo:

    **ai vc clica no espaço entre parênteses ( ) e clica em OK e Pronto!

    Agora sim rsrs, é que eu tava usando caracteres de html e nem me toquei, sorry ^^

  42. Giácomo, eu acho que fica leeeeeeeento, tanto que nem utilizo mais. Sem contar a falta do teclado. Acredito que a usabilidade seja melhor no N810, que contém teclado próprio.

  43. Obrigado pela rápida resposta Mauro!
    Vou tentar instalar e retorno com minhas impressões a respeito do KDE.
    Você disse que tem o Debian instalado, eu tentei instalar mas diz que tem pacotes de aplicativos faltando:

    libgcc1 (>=1:4.2.1)
    libstdc++6(>=4.2.1)
    libgcc1 (>=1:4.2.1) de novo
    libssl0.9.8 (=0.9.8f-5)

    onde encontro essas libs, ja procurei muito, mas muito mesmo, no gerenciador de aplicativos sem Red Pill, com Red Pill, já procurei na internet até “umazhora” e nada.
    Se souber onde encontro ficarei gigantesca-mente grato pois são vários os programas que não consigo instalar por faltarem essas e muitas outras libs.
    Abraço!

  44. Olá pessoal, caso alguém conheça uma ótima fonte de libs me mandem o link, preciso destas aqui também:

  45. Olá, eu vi um video no youtube mostrando o KDE 4.2 rodando no n810, a versão de download indicada é o 3.5, queria sabder se existe uma forma de upar ele pelo aparelho ou reinstalar a nova versão.

  46. ola mauro como posso conectar usb no pc com a partição do meu n810 clonada da erro no nokia dizendo que o cartao ta sendo usado tem algum jeito do meu pc reconhecer o cartao de memoria clonado ?

  47. O processo não segue exatamente da forma como está no seu tutorial. Após o término do particionamento, o N800 reinicializa mas NÃO formata os cartões. Esse processo só é feito quando se acessa a opção de clonar o sistema. No entanto, formata, supostamente clona o sistema mas NÃO reinicializa ao fim do processo. O pbeasy mostra duas linhas com a mensagem “OK” e não acontece mais nada.

    Alguma solução?

  48. Problema resolvido. Era o terminal que não estava atualizando as informações da tela para mostrar o processo da cópia.

  49. Você é um grande filho da puta! Eu segui as instruções exatamente como foi passado, mas agora o KDE não funciona e não é possível removê-lo. E ainda perdi 900 MB do cartão por causa disso, pois não é possível desinstalar. Meu browser ficou louco, não abre páginas e fica tentando dar update sem parar. Vai tomar no seu cu!

Deixe um comentário

