Easy Debian Turbo-Charged – Debian Chroot no seu N8x0!

Bom, após postar a possibilidade de se utilizar o KDE, agora é a vez do Debian. Debian é uma das distribuições mais antigas do Linux, conhecida por sua enorme quantidade de aplicativos, robustez, suporte para várias plataformas e um rígido controle dos aplicativos que farão parte das distros “stable”. Rodar em chroot significa que ele rodará por baixo de uma distribuição pré-existente, prejudicando um pouco a sua velocidade.

Qual é a utilidade disto no N8x0? Bom, vou citar algumas: Iceweasel (Firefox do Debian), OpenOffice, Gimp. Entre outras 😉 . Desvantagens ? Não utiliza o teclado padrão do N800, usando um alternativo, que não é lá muito bom (mas reconhece perfeitamente teclados externos). É lento! Usa o gerenciador de janelas LXDE, que é bem leve. Recomendado ? Bom, eu instalei no meu e, mesmo com a lentidão para abrir o OpenOffice, é uma mão na roda e tanto! Sem contar que pode-se adicionar aplicativos pelo Synaptic, apt-get como se fosse um Debian normal. Mas ele roda em uma imagem, e o espaço desta imagem é bem limitado, têm-se que tomar cuidado para não estourar o tamanho da mesma. Recomendações de sempre desinstalar o que não for utilizado, após a instalação, dar um dpkg-reconfigure locales no terminal do Debian (irá aparecer no Extras), dar os comandos apt-get install localepurge; localepurge para aumentar mais espaço.

Este é bem fácil de se instalar: Liberando o repositório Extras do Maemo, têm a opção easy-deb-chroot. Após esta instalação, aparecerá um item novo, “Debian Image Installer” no menu Extras do tablet, rodando isto, esperando um tempo de download, ele instala tudo sozinho.

Screenshots: (retiradas de http://www.internettablettalk.com/forums/showthread.php?t=24272):

Gimp!

OpenOffice e o teclado substituto.

 

 

 

Gerenciador de Janelas LXDE

Uma coisa chata é que o teclado alternativo, Matchbox, não fecha ! Pra fechar ele, instale o programa load-applet dos repositórios, que, entre uma das funções, lista todos os processos e libera eles para um kill.

Importante: a imagem do Debian ficará na sua partição FAT32; portanto, esta partição deve ser maior que 1gb. Isto torna impossível utilizar o KDE e o Debian num cartão de 2gb.

Anúncios

2 comentários sobre “Easy Debian Turbo-Charged – Debian Chroot no seu N8x0!

  1. pra fechar o teclado é so executar ele denovo..
    se nao tiver rodando..ele roda…
    se tiver ativo..ele fecha.. é isso ai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s