N800 + Teclado USB = Mini Desktop ?

Uma das coisas que me fizeram ter vontade de comprar o N800 foi a possibilidade de se usar um teclado externo. O N810, irmão mais novo, já têm um teclado incorporado, porém o formato não é o ideal (você utilizaria somente os polegares para digitar), além do mesmo só permitir uma expansão de cartão SD, e não duas.

Ao primeiro contato com o equipamento, no menu Configurações > Painel de Controle, já encontro o menu Teclado Bluetooth. Existem algumas opções, como modelo de teclado (2- Nokia SU-8W ou Genérico) e o layout. Considerei a compra de um, que poderia ser utilizado no E71 e no PC. Porém, o preço levemente salgado, além de outras prioridades (comprar o Wiimote e os acessórios, que me impressionam cada vez mais por sua versatilidade!) me fizeram optar pela opção de um teclado USB.

A porta mini usb do N800 pode ser utilizada para conectar periféricos, como pen drives, joysticks e teclados, a única coisa é que nem todos os equipamentos possuem drivers no kernel do aparelho. Esta porta funciona como OTG (on the go) mas o conector utilizado, não! O conector do N800 é um Mini USB b, e para se funcionar o OTG, ele deveria ser um mini A. Para resolver este problema, uma solução seria abrir um conector macho, e soldar o pino 4 ao pino 5. Infelizmente, abri dois conectores e os mesmos não tinham o pino 4, portanto usei a segunda alternativa: o programa USBControl.

Este é um programa bem simples: ao abri-lo, aparecem as opções entre OTG, Peripheral (só para conectar o tablet ao PC) e Host. Ao clicar em host, a USB passa a esperar um periférico.

Antes, temos que passar pela construção do cabo. Em todos os fóruns gringos, eles utilizam um cabo mini-usb macho para usb macho, e um adaptador USB Fêmea-Fêmea. Infelizmente, é raro adaptadores do tipo existirem no Brasil, portanto fiz o meu próprio cabo. Foi bem simples: cortei um cabo mini-normal, um cabo macho-fêmea e soldei os fios em suas respectivas cores, sem mistérios. O detalhe é que o cabo usb mini é preto, e o fêmea é branco, tendo eu assim um cabo alvinegro (faltou uma fita isolante vermelha, aí estaria tudo certo 😉 ).

Com o cabo pronto, o tablet em Host Mode, é só espetar o periférico. A porta USB têm uma limitação de 100mA, ao contrário de uma porta USB normal que é de 500mA. Assim, alguns periféricos como drivers externos precisam de um hub USB com alimentação externa para funcionar. Ao conectar um pendrive ou um teclado, aparece a mensagem “Dispositivo Não Reconhecido”, mas podemos desprezar a mesma. Caso o periférico é um pendrive, ele já monta automaticamente e abre o Gerenciador de Arquivos. Com um teclado USB conectado, ele não abre mais o teclado da tela. Para configurar o layout, vamos à Configurações > Painel de Controle > Teclado Bluetooth (!!!). Infelizmente, o tablet não salva a configuração, sendo necessária toda a vez que o dispositivo for usado. A menos que você tenha o KDE instalado: dessa forma, pelo Painel de Controle do KDE, a configuração pode ser alterada permanentemente. (Isso pode ser feito por linha de comando também, mas eu não conheço muito bem os diretórios, fogem um pouco do padrão Linux). O teclado utilizado foi um Mini Teclado Multimídia da Clone, modelo 09183 (isto está descrito no manual). A configuração para layout Pt-Br foi tranquila, reconhecendo a acentuação e o cedilha. Porém, o botão ao lado da tecla de espaço, com as funções “/” e “?” não funcionava, e isto praticamente o inutilizava para navegação! Felizmente, um pouco de curiosidade nunca é demais, e descobri que com Alt Gr + Q eu faria o “/”, e Alt Gr + W eu faria o “?”. Agora posso postar, responder mails e twittar com maior agilidade, com a combinação N800+Teclado+E71. Se bem que twittar, eu prefiro usar só o smart mesmo.

KDE ? Eu tenho KDE instalado no N800 ? Sim ! E neste KDE, utilizo a suite KOffice, o teclado USB E um mouse bluetooth, transformando o mesmo em uma mini estação de trabalho. Claro, a parte do KDE fica para outro post 😉

Fotos do Experimento:
dsc00370

Meu pequeno desktop 😉 

dsc00369

Teclado + N800 

O usuário Duron Maniac, do fórum PDABr comprou um teclado USB, importado, realmente pequeno, quase do tamanho do tablet! Eu preferi este mesmo, pelo tamanho das teclas (tenho dedos gordos) e por ter o cedilha.

No momento, ouvindo Victor e Leo – Borboletas.

14 comentários sobre “N800 + Teclado USB = Mini Desktop ?

  1. Putz, muito legal ! Tinha lido sobre esta possibilidade de ligar coisas USB no N800, como um drive externo, e achado fantástico. Muito bom ! O KDE roda legal ? Já viu alguém com openoffice ? Eu li que não dava pra rodar.

  2. O KDE é um pouco lento, mas levando-se em conta que é um dispositivo com 128 de RAM, é aceitável. Nunca fiz na minha vida, mas vou ver se faço um vídeo pra mostrar.
    O openoffice? Já vi sim: eu! é BEEEEEM lento pra abrir, mas, após aberto, roda razoavelmente. Para isso, precisa de uma instalação de Debian em chroot. Eu fiz isso seguindo uns scripts que achei, pois não conheço tanto de Linux assim. Tenho um laptop que instalei o Ubuntu, a mais de ano já e rodo, para aprender, mas a faculdade me toma tempo.
    Alias, você é professor de engenharia elétrica ? Eu sou aluno, estudo em Limeira – SP.

  3. Oi Mauro…
    Desculpe a minha ignorância… você sabe que sou extremamente leiga nesse tipo de assunto… mas qual seria a vantagem de se ter esse conjuto (N800 + teclado + mouse) ao invés de se ter um lap top daqueles pequenininhos como o que você tem? O que um oferece de vantagem que o outro não oferece?

  4. Bom Camila, o mouse é utilizado mais como curiosidade, pois na interface original do mesmo ele nem funciona. Vantagens do uso do teclado ? Além daquele feeling gostoso de dizer “eu fiz”, este conjunto é mais portátil ainda que um netbook (os laptops pequenininhos, igual ao meu). Posso deixar o tablet na cadeira, o teclado no colo e acompanhar as aulas, por exemplo, e ainda ter espaço para o caderno, algo que não daria certo com o netbook.
    O N800 não substitui um netbook: são aplicações diferentes. Mas eu não compraria o Mobo hoje, caso tivesse o N800.

  5. Mauro, já dei aulas pra engenharia, num tempo remoto. Hoje dou aulas de redes de computadores, uma vez por semana. Geralmente o meu tempo é ocupado mesmo como engenheiro de desenvolvimento, em uma empresa de controle e automação industrial.

  6. iiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!. gente acabei de comprar um n800 e nao vejo a hora de chegar(daqui 14 dias infelismente) para poder montar meu mini desktop.atééé´maissssssssssss. BY: PEDDRO

  7. hahaha Peddro é bem ALEGRE hehehe 🙂 Gosto de gente assim. E vai demorar menos de 14 dias viu ? Uma semana e vc recebe…

  8. Eu estou usando um teclado USB e está funcionando perfeitamente, mas tenho uma dúvida, só utilizando o teclado, depois de algum tempo a luz auxiliar de iluminação apaga, é como se eu não estivesse fazendo nada. é normal isso?

  9. alguem tem uma solucao para a luz que sempre apaga?(digitando com o n800 + teclado de silicone multilaser compacto)

  10. Possível é, mas vai dar um mega trabalho, sem contar a necessidade de alimentação externa pro modem! Nem sei se vale a pena e também não sei como fazer!

    Abraço!

  11. Mauro, além do tutorial em si, sua dica do Alt Gr + Q e Alt Gr + W foram nota 1000 (estava com o mesmo problema!). Deixo aqui minha dica de teclado ABNT2 bem pequeno (paguei R$31,00 nele!):

    http://www.leadership.com.br/produto_descricao.asp?codigo_produto=141&familia=tlg

    Outra coisa, não sei se é porque estou usando o USB-OTG ( https://garage.maemo.org/projects/usb-otg-plugin/ ), ao invés do USB control (tive problema na instalação), mas o fato é que o setting de layout do teclado está sendo persistente. Ou seja, não preciso reconfigurar toda vez que conecto o teclado!

Deixe um comentário

