Matando o Smurf Azul ! (E matando o celular na história)

Titulo do post inspirado no post do Jedizone. Confiram o blog dele, é ótimo !

Após descobrir que havia um novo firmware para o E71, porém só para Open, fiquei doido de vontade. Após pesquisar um pouco, descobri que poderia usar um programa chamado Nemesis, onde eu poderia mudar o Product Code do meu celular e instalar o novo firm. Legal, pensei eu… Todos dizem que é algo fácil, porque não ?

E o fiz. Mudei o PC para 0558653, baixei o Nokia Software Updater, e comecei a instalação … Deu problemas de download por 2 vezes. Na terceira, o antivírus acusou um vírus bem na pasta onde estavam sendo baixados os arquivos da atualização … mas tudo bem. Após baixar, fico calmamente observando a tela do celular ficar branca, e o programa avisando que é normal. Daqui a pouco, aparece a tela abaixo : (PS. Foto do blog do Jedizone):

O Nokia Software Update dá um aviso que perdeu a ligação com o celular, pede para você remover a bateria, o cabo, ligar novamente, e faz a recuperação do software. Como nesta tela: (PS. Foto do blog do Jedizone):

Legal, pensei … Tranquilo … Tava falando com a minha professora, amiga e minha ídola (sou fãzaço dela!) Camila, pelo E62, que tava tudo tranquilo, quando novamente dá problema. Ao reiniciar o celular novamente, ele NÃO é detectado pelo NSU !!! Pronto, tenho um tijolinho moderno, não serve mais pra nada 😉 . Sem garantia por ter mudado o PC, sem ninguém em Rio Claro com um box que funciona em BB5, sem possibilidades de ir pra Campinas ou São Paulo procurar a assistência, já tava me conformando: vou usar o E-62 por um tempo 😉 . Mas não, resolvi pesquisar na net (e como!). Após isto, algumas respostas:

1 – Utilizando um tal de Phoenix, eu poderia passar uma firmware nova.

2 – Não poderia fazer downgrade.

3 – Não existem firmwares do RM-407 para baixar.

Mas tudo bem, vamos à luta!

Baixar o Phoenix não foi difícil. Achei ele no thepiratebay.org. Qualquer coisa, digite Phoenix BB5, vem um monte de link 😉 . Atente para as instruções de instalação: Remova TODOS os programas da Nokia. Todos ! O NSU, o PC Suite. Após isto, entre no Painel de Controle > Adicionar / Remover Programas e remova TODOS os softwares da Nokia. TODOS ! São os drivers utilizados pelo PC Suite. Remova tudo o que tiver escrito Nokia. Após isto, vá até a pasta Arquivos de Programas\Arquivos Comuns e delete a pasta Nokia. Reinicie seu computador e instale, na sequência descrita no download do Phoenix, os seus arquivos.

Após muito me informar, descobri o procedimento para flashear um celular morto. Primeiro, abrimos o Phoenix:

phoenix

Nesta tela inicial, clicamos em File > Open Product. Temos todos os produtos que este programa pode testar. Só tem um porém: precisamos da flash instalada no PC. Procurei por todos os cantos, e não achei nada de firmware RM-407 para instalar. Se alguem achar, por favor, me avise ! Achei a RM-346 e instalei no PC. Ah, detalhe: eu queria instalar a RM-346-100.10.76 Euro, pra depois mudar o PC para o Open do Brasil pelo NSU. No way ! Ele detectava a 100.17.126 no celular, e não aceita downgrade. Têm as opções lá, mas, a menos que alguém tenha a Box do Phoenix e o Security Card, nem adianta. Só upgrade pra gente 😉

Bom, com a firmware instalada (isso já era o segundo dia com a pedra, o primeiro dia eu fui dormir às 3:30 e acordei às 6:30 pra traalhar!) e com o produto selecionado (RM-346 😦 ) entro na opção Flashing>Firmware Update.

flashing

Clicando nos 3 pontinhos, e com o firmware instalado, selecionei o PC de Portugal.

Após isto, voltando na tela do flashing, mas com o produto selecionado, marquei a opção “Dead Phone USB Flashing” e cliquei no Refurbish. Aí, ele começa a trabalhar, e chega um determinado momento, que pede pra apertar o botão Power do celular (tijolar neste momento). Mais alguns minutos e, voilá! Tenho um E71-1 Euro, com idioma Pt-Portugal, porém funcionando com NOSSAS frequências 3G. A minha SW agora é 100.07.127, e não 126 como a do Brasil. Este firmware não aceita hack, então estou assinando os aplicativos pelo SignSis, diretamente pelo celular.

Vale a pena ? Só pra quem perder o celular durante a atualização, como eu ! Não vejo a hora da Nokia liberar uma nova atualização para o RM-407, pois quero voltar ao mesmo. Hoje, mesmo mudando o PC no Nemesis, o Nokia Software Updater o reconhece como RM-346.

Nesta aventura, descobri sites como o Bandung-Flasher, onde paguei 30 reais para ter acesso, por um mês, a um grande número de firmwares. Foi daí que baixei para atualizar o meu celular, embora, com uma boa dose de paciência, podem ser encontrados no Rapidshare.

Se alguém perdeu o celular em uma atualização, eu me disponibilizo para ajudar à sua recuperação. Lógico, o meu agora fala “Pois Pois” quando atendo, mas está funcionando normalmente 😉

PS: Primeira vez que vi sobre o smurf azul foi no PlusGSM .

8 comentários sobre “Matando o Smurf Azul ! (E matando o celular na história)

  1. Oi meu fã… rsrsrs… essa foi boa!!!
    Não disse que vc ia achar alguma coisa na net!!! Eu tinha certeza…
    Espero que a Nokia libere logo a atualização… ninguém merece um celular português… tem que ser brasileiro, e do legítimo… hehe

  2. Puxa, que saga ! Legal compartilhar com a gente de forma tão detalhada. Com certeza vai ser útil para outras pessoas. Vamos torcer pra você conseguir voltar logo pra pt_br

  3. Marcelo:
    Realmente, foi uma saga e tanto, mas espero ter atualizações tranquilas da próxima vez 😉
    Existe bastante literatura sobre o assunto, porém em inglês ou linguas orientais / russo. Em portugues, não vi muita coisa sobre o Phoenix, portanto resolvi compartilhar todas as informações.
    Para alguns PC Euro, já existe uma nova firmware, a 200.18. algo. Tenho esperança dessa atualização ser disponibilizada rapidamente para o nosso celular, pois a equivalente da nossa ultima (100.10.126 / a Euro é 100.10.127) não ficou nem 1 mês como a mais atual. Assim eu poderia voltar o celular pra Pt-Br.

  4. Amigo se acontecer isso novamente, remova a bateria espere uns 5 minutos coloque a bateria e pressione ao mesmo tempo as teclas SEND 3 * e aperte e segure o botão power por uns 50 a 60 segundos, o telefone sera formatado e passa a dar boot normalmente, mais esse procedimento nem sempre vc acerta a combinçao das teclas de primeira tem que tentar algumas vezes.

  5. Mauro, meu n95 8gb se foi, nao consigo que a opção “Dead Phone USB Flashing” fique ligada pra ser marcada, alguma solucao? pode me ajudar? se puder, agradeço

  6. Luiz, vc tem que criar uma CONEXÃO e selecionar USB (em MANAGER CONECTION), na barra inferior vai aparecer o aparelho automático e a versão do Firm. Mas não da pra fazer o Downgrade pois o aparelho não permite, mesmo selecionando a opção “ALLOW DOWNGRADE” 😦

  7. Amigo, por favor me ajude, ontme aconteceu comigo exatamente o que acontecera contigo, o windows parou de detectar meu celular no meio e nao detectou mais de jeito nenum, to desesperado, meu e71 eh novinho, me ajuda por fvor!
    Um abraço

  8. Cara me ajuda então… hj perdi meu n95 numa atualização pelo NSU e agora ele fica na tela da nokia bem escurinho…. mais nd… q faço?? já tentei pelo phoenix… modo padrão…
    enfim… já tentei hard reset e nd… q faço??

Deixe um comentário

