O que fazer em tempos de crise ?

Esta é uma pergunta que, provavelmente, está na cabeça de todos: o que fazer em tempos de crise?

A sabedoria comum procura a rota de: faça economias, não gaste, etc. Porém, eu tento pensar “fora da caixa”, assim procuro tomar proveito das situações.

A minha primeira percepção é que, embora o dolar tenha se valorizado ante ao real, os preços em geral não subiram. Na verdade, até abaixaram. Por causa da sabedoria comum, todos estão guardando seu dinheiro e até se desfazendo de pertences. Portanto, vamos aproveitar a maré! Sites como o Mercado Livre estão cheio de promoções, e usuários de sites de gadgets, como o PdaBr estão vendendo os seus pertences para criar capital. Para quem têm um capital fixo, um dinheiro sobrando, e pensa em fazer aquisições, esta é uma ótima época, pois, caso as previsões estejam corretas, e o mercado se aqueça na metade do ano, os preços irão subir também.

Eu fiz a minha parte: comprei o N800, o Wiimote e uma impressora HP P1005 (e perdi uma ótima oportunidade para praticar unboxing!). Comprei tudo isso a um preço bem menor que o normal, e serão gadgets muito úteis em minha formação. O Wiimote é controverso, porém eu já mostrei a possibilidade da construção de uma whiteboard, e um pouco de diversão ajuda a produtividade.

O medo de perder o emprego existe, e é um perigo cada vez mais real. Porém, novamente, o meu pensamento é pensar fora da caixa: prepare um plano alternativo. Vejo muita gente ganhando muito dinheiro e trabalhando unicamente com projetos na internet. Sim, não é algo fácil, mas eu recomendo a leitura do livro Wikinomics. Com pouquíssimos conhecimentos em programação, mas ótimas idéias, mais e mais pessoas acabam por trocar seus empregos fixos por empregos “virtuais” e acabam lucrando muito com a mudança; o segredo é o mais uma vez citado, “pensar fora da caixa”.

Comentários serão bem vindos. Ao pessoal da HP, conseguiram seguir o tutorial de integrais ? Funcionou perfeitamente ?

Um comentário sobre “O que fazer em tempos de crise ?

  1. Eu estou achando uma época ótima pra comprar ! Tinha planejamento já de comprar um carro pra minha esposa e fiz um bom negócio. Continuei contribuindo para o fim da crise, passei por uma excelente promoção da Dell e arrematei um notebook. 😀
    E ando coçando pra comprar um N800 … coçando muito …

Deixe um comentário

