Integral na hp – mini tutorial

Para os usuários da hp, irei fazer posts rápidos com dicas de utilização da mesma. A maioria das coisas está no manual, portanto, aqui serão lembretes ;)

Por passos simples: Primeiro, aperte o botão Mode (segundo botão da segunda fileira de botões). Na opção Operating Mode, coloque Algebraic. Depois, entre no menu CAS (botão F3), e deixe as seguintes opções marcadas: Simp Non-Rational e Rigorous. Caso queira ver o passo a passo (interessante para quem estuda cálculo e não consegue fazer na mão a integral) marque também a opção Step-by-Step.

Depois, volte à tela principal da mesma, aperte o shift esquerda (na Hp 50, é o botão branco), a tecla 4 para abrir o menu Calc. Selecione Intx, digite a integral (a variável será o x) e pronto. A integral será calculada.

Para calcular integral definida: o método mais fácil requer o uso do Equation Writer e a utilização do recurso Aprox. no menu CAS. Para isto, aperte o shift direito (vermelho) e a tecla o (ou ‘). Irá mudar para uma tela com uma seta, esta é o Equation Writer, onde podemos editar visualmente as funções. Após isto, novamente Shift direito e botão u (ou TAN)  para aparecer a integral. Aí é só digitar os valores e a função, não esquecendo de colocar a letra qual será feita a integral no final. Note, caso no local da função, você insira outra integral, poderá fazer integrais duplas, triplas desta mesma maneira.

About these ads

31 comentários sobre “Integral na hp – mini tutorial

  1. muito oportuno essa sua explicação, são pequenos detalhes que as vezes a gente se atrapalha todo.
    parabens pela iniciativa.

    Luiz Otavio

  2. Hj vi uma pessoa resolvendo fraçoes parciais na calculadora(ahhh se eu tivesse essa calculadora em cálculo… mas nem dava pra usar na prova…), putz, mto boa suas funções.

    Aproveitando o coveiro, heheheh brincadeira Luiz Otavio, tu poderias falar sobre os modos de operação RPN e Algébrico?
    Falando tambem sobre o uso do cartao SD, aqui eu utilizo somente para passar arquivos, tendo que passar os programas e textos para a memoria da calculadora. E até agora não vi justificativa para 1gb de memória.

    Abraços.

  3. Amigo, existe aqui no blog um tutorial para conectar a HP 50g no PC. Já a 48gx, como eu não tenho uma, fica difícil eu te ajudar. Mas se eu souber como eu te aviso.
    Abraço !

  4. Olá Mauro e José Raimundo.
    Acho que posso ajudar vocês, pois a minha HP é a 48G+.
    Para comunicá-la com o micro, primeiro precisamos de um cabo serial. O meu eu montei utilizando um cabo de mouse antigo pra poder aproveitar o conectorzinho interno que cabe certinho na HP. Nesse site aqui tem a configuração do cabo: http://www.alexalbertin.com/page03.htm
    Quanto ao software de comunicão eu utilizo o HP48 Explorer que pode ser baixado neste link: http://www.4shared.com/file/116618368/18aef258/Hp48exbrcr.html
    Espero ter ajudado. ;)
    Abraço para vocês dois…

  5. Legal!!!!!!!!!!!!!!!, aplico a expressão ,mas mesmo assim ela me da só o resultado final da integral acima .Alguem pode me ajudar??????????????

  6. Oi , pessoal estou com muita dificuldade ,para fazer
    operações na HP 50g , existe algum video o site
    sobre o assunto me ajudem por favor

    Att.
    Osnei Neves

  7. Bom dia, tentei fazer a operação acima mas na hora que dou enter…aparece um erro na minha tela…. “Error: Undefined name” porque aparece isso e não da o resultado da integral?

    Att
    Gilberto

  8. Oi camila uso frequentemente seu site para solucionar minhas, mais uma eu não encontrei, gostaria que você me ajudasse a resolver derivadas parciais de segunda ordem.

    Att
    Rodrigo

  9. Valeu pela dica, tenho prova amanhã e não sabia como fazer, agora “é só ir para o abraço”, valeu.

  10. olá, na minha calculadora qnd aperto a tecla rcl,
    aparece a mensagem,

    RCL ERROR:
    to few arguments ;
    oque isso quer dizer, sou mt leigo ainda nesta maquinha, hehe

  11. “(…) Para calcular integral definida: o método mais fácil requer o uso do Equation Writer (…) aí é só colocar os valores da função (…)” mas e depois? marco toda a função e aperto “EVAL” para calcular? sim, aparece o resultado, mas e o passo a passo? como faço para ver?

  12. Too late my lady.

    Fiz a bendita prova de Cálculo II na semana passada, acho que rodei. Huahuahuahua.

    Providenciando uma HP urgente.

    Obrigado pelas dicas.

  13. mto bom tutorial + eu to com um problema, ao tentar fazer qualquer tipo de derivadas ou integrais a seguinte msg aparece “Undefined Name” oque eu posso fazer ??

    agradeço desde ja :)

  14. Boa tarde, muito bom esta sua explicação está de parabens.

    Gostaria de saber como que faço para modificar as equações (formulas) já existentes na HP 50g ? E tbém como depois que colocar as equações como fazer pra acha-las/ visualizar as mesmas.

    Obrigado pela as dicas

    e fico no aguardo

  15. ola, camila me ajuda,quando eu tento derivar ou integrar na hp 50g o resultado é zero, me orienta passo a passo qulal o procedimento.
    uma boa noite e desde já agradeço.

  16. Gostaria de saber onde consigo a biblioteca statdes library para fazer grafico de estatistica na hp50

    Obrigado

  17. porque que quando faz-se integrais indefinidas, aparece a mensagem undefined name. em todas as contas que eu faço aparece esta mensagem.

  18. Por favor como se calcula outras derivadas e integrais na hp. ex. regra da cadeia, com duas ou mais funções, direcionais etc….

    obrigado

  19. como faço para calcular integral indefinida passo a passo na Hp 48g II já marquei a opção Step-by-Step e nada

  20. como fazer integral indefinida e definida passo a passo na Hp50g pois o meu professor nao quer só a resposta tem como ela fazer isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s