5S pessoal – Você encararia ?

Ao olhar a bagunça que estava meu quarto, bem como a dificuldade para encontrar algumas coisas realmente importantes, resolvi iniciar um 5S caseiro. O 5S foi um programa implantado no Japão, nas décadas de 50 e 60, para a reestruturação deste país. Foi utilizada, e continua sendo, em muitas empresas ocidentais, para melhorar a competitividade, a organização, e preparar terreno para outros métodos de lean manufactoring (Kaizen por ex.). Muitos destes métodos foram aplicados pela Toyota, o que permitiu à esta empresa atingir o patamar atual. O nome 5S deriva do nome das palavras em pronúncia ocidental: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Que são, em ordem, os sensos de utilização, arrumação, limpeza, saúde e higiene e auto-disciplina.

Ao conhecer um pouco mais sobre o método, vi que poderia utilizar isto em minha vida pessoal. Um projeto desses na vida pessoal difere muito de um processo em indústria: o programa acarreta em mudanças no local de trabalho, o que inclui decisões a serem tomadas em conjunto por todos que dividem o espaço. Na vida pessoal, isto não acontece: todas as ações são única e exclusivamente voltadas a si e ao seu próprio benefício.

A velocidade é o segredo: não adianta querer arrumar e descartar tudo de uma vez, pois isto é um processo. Se for feito na velocidade correta (que, ao meu ver, varia de pessoa a pessoa) isto vai se tornando algo corriqueiro, e facilita o trabalho futuro. Estou na parte do descarte, e já fiquei impressionado com a quantidade de coisas inúteis que estavam guardadas (gadgeteiro e engenheiro, dava pra desconfiar 😉 ), e coisas úteis (como, dois mouses novos, uma apostila de eletrônica, da Unicamp, bem completa sobre amplificadores, um assunto que eu penei para aprender no semestre passado). Nesta fase do descarte, tenho um plano arrojado: digitalizar todo o meu material, assim não precisarei ficar guardando as cópias em papel. É, tenho muito trabalho pela frente, mas espero adquirir o senso pra coisa toda 😉 .

Boa noite a todos, caso alguém se interesse pelo assunto, procure na internet por 5S, Kaizen e Toyotismo, são ótimos materiais, que podem ser aproveitados na vida pessoal como profissional, nesta, a nível micro e macro.

Anúncios

Um comentário sobre “5S pessoal – Você encararia ?

  1. Aproveitando a deixa, é interessante comentar que o Sebrae tem um programa que, na verdade, não consigo definir como uma adaptação ou uma verdadeira cópia do programa 5S.
    Eles o batizaram como Programa “d-olho” na Qualidade (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida). Tive a oportunidade de fazer esse treinamento e, particularmente, achei muito interessante o método e o material que eles desenvolveram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s