Unboxing – Nokia N800

 

 Sumi do blog por uns dias para me dedicar ao novo brinquedinho, o N800. Ele é um internet tablet com tela sensível ao toque, SEM FUNÇÃO CELULAR, desenvolvido pela Nokia. O que seria um internet tablet ? São dispositivos desenvolvidos para o acesso à net, seja por Wifi, Bluetooth, WiMax, e a nova geração, com modens 3G. Se encaixam entre a categoria dos Smartphones e Netbooks.

O N800 têm uma tela de 4,1′, gigante pra quem se acostuma com uma tela de smartphone. E maior que o iPod Touch 😉 . Possui 128 mb de memória livres para o usuário, e 2 slots para cartões SD : um interno e outro externo. É compatível com cartões SHDC, e, embora a Nokia afirme que o máximo que ele suporta são 8gb, existem muitos relatos de usuários que utilizam cartões de até 32 gb sem problemas. Uma ótima sacada foi esse slot externo: assim o interno pode ficar para as coisas importantes (no meu caso, um clone do sistema operacional) e o externo para troca de arquivos. O seu sistema operacional é o Maemo, um Linux desenvolvido no Brasil para dispositivos portáteis. Existem cerca de 300 programas para o mesmo, porém mais de mil em desenvolvimento. Sem contar que existe um emulador muitíssimo funcional de Palm, o Garnet VM, que permite a utilização da ampla gama de softs para Palm existentes.

Comprei pela loja online da FNAC, pagando a bagatela de 799 reais. Já queria o dispositivo a muito tempo: o que me fez comprar de vez foi o fluxo de usuários do sitePdaBr , pois é sempre bom você ter com quem trocar informações. Os relatos positivos me animaram e, por fim, comprei. Infelizmente, comprei junto um cartão SHDC Sandisk de 4gb, o qual foi extraviado em algum lugar. A embalagem parecia perfeita, porém sem o cartão! Ao verificar melhor, a mesma foi cortada bem rente às dobras, e assim retirado o cartão. Uma pena, a entrega foi feita no dia seguinte à confirmação do pagamento, e isso, sem dúvida, fêz eu ter um certo receio ao efetuar compras futuras na loja. Já entrei em contato via mail, espero receber outro cartão ou o estorno da compra.

O que já fiz com ele ? Bom, uma listinha (só pra aguçar a vontade de quem quiser ter um dia) : Net, multimídia e afins, e ele é muito competente. Ótimos players de áudio e vídeo, um navegador que abre sites com flash, pidgin como comunicador instantâneo, bom cliente de mails. Mas isto é o trivial. De coisas mais avançadas (afinal, sou engenheiro 😉 ), instalei um emulador de calculadora Ti (agora tenho uma Hp e uma Ti!), o sistema KDE, que funciona com um teclado USB e um mouse Bluetooth, assim transformando o mesmo em um micro desktop bem funcional. Através de algumas adaptações, você pode utilizar periféricos USB, como dispositivos de armazenamento e teclados (mouse USB não funciona), o que aumenta a gama de utilizações desse gadget.

Bem, vamos ao unboxing (é o primeiro que fiz, paciência!) :

16012009043

 Ele embaladinho, com a nota fiscal e plástico bolha. O cartão sem o cartão !

 

 

 

 

 

 

16012009044Mais uma da embalagem. Adoro ver o símbolo do Linux 😉

16012009045

A caixa, sem o plastico bolha.

16012009046

Caixa, vista lateral.

16012009047

Caixa aberta.

16012009048

O Nokia N800 revelado 😉

16012009050Todo o conteúdo da caixa.

1601200905116012009052

Comparativo entre N800 e Hp50, dispositivo que eu esperava substituir na mochila 😉

 

 

 

 

Sugestões ? Críticas ? Idéias para próximos posts ? Comentem, eu prometo que tentarei ser solícito !

13 comentários sobre “Unboxing – Nokia N800

  1. PARABENS ….

    Pela compra do N800 e tb pelo excelente post de unboxing dele …

    Continue postando sobre ele, programas, dicas e etc ….

    Valeu ….

  2. O preço dele tá muito bom ! Eu usei um recentemente e tinha gostado bastante. Achei apenas um pouco lento. Você acha que o sistema novo está rodando com boa performance ?

  3. Caro,
    já que você esta familiarizado com os emuladores de HP, queria saber se em um smartphone com windows mobile 6.0 é possível emular algum software da calculadora HP (49, 50g, 50g+) enfim, faço engenharia civil e nao esta facil comprar uma HP, iria aproveitar e conciliar o útil ao agradável. Gostei dos post e certeza que os professores não irão ficar grilados.
    Abrs.
    Tire essa minha duvida, micvila@hotmail.com

  4. Alguem sabe como abrir o videos do site globo.com?
    diz que o flash é incompatível.
    existe como atualizar para o flash 10?

  5. Marcio se vc descobrir como q faz pra rodar os videos globo.com me manda uma email vlw ai.
    ja tentei de tudo na globo.com e nada

  6. Fala Andreyev, tudo bom ?
    Não, a minha capa é de camurça, aquela da foto é da minha calculadora Hp 50g. Se bem que eu estou tentando comprar uma outra capa desta, tem exatamente o tamanho do N800!

    Abraço.
    Ah, se você puder postar algo sobre a atualização do OS através do Linux, isto seria util para muitas pessoas !

  7. Pessoal, também estou com esse problema na globo.com. observei isso depois de atualizar para o OS2008-

  8. Ola. Gostaria de saber o mesmo comentado por MICHAEL SCHEFFLER. Me encontro exatamente na mesma situaçao que o ele. Agradeço por qualquer informaçao que possa me fornecer. Valeu!

Deixe um comentário

