Ainol Novo7 – Tablet Chinês com Android ICS

Publicado: janeiro 11, 2012 em Android
Tags:,

Pois bem, eles chegaram.Os tablets chineses com o Android 4.0, o Ice Cream Sandwich.

A empresa Ainol (que, estranhamente, em seu site, se chamam ainovo) lançou, no início de 2011, o tablet Ainol Novo 8. Este era diferente de grande parte dos produtos chineses, por seu bom acabamento, durabilidade da bateria, com menos bugs que a concorrência. No meio do ano, foi lançado o fantástico Ainol Novo 7 Advanced, com o processador Adopts A10 (com a GPU Mali 400, presente nos smartphones top com Android), 512 MB de RAM, tela capacitiva com 5 pontos, duas câmeras. Um ótimo tablet, como podemos ver no review abaixo:

O problema? Este aparelho não é mais fabricado. Porém, com este processador e tela, temos a opção do Gemei G2, que tem as mesmas características e uma bateria ainda melhor.

A linha Ainol Novo7 Advanced foi substituída pela linha nova. O primeiro tablet desta linha é o Ainol Novo7 Basic. Após este, já foi lançado o Ainol Novo7 Paladin, e ainda serão lançados o Sword e o Legend. Todos possuem o mesmo hardware: CPU Ingenic (a mesma que fabricou o processador do Dingoo) JZ4770 (Xburst) 1GHz com a GPU GPU: GC860. Todos estes tablets têm um bom desempenho e estão vindo com o Android 4.0.

O pequeno detalhe, é que grande parte dos programas do Android não são compatíveis com a plataforma MIPS, caso deste processador. A queixa de alguns compradores, são que vários aplicativos, que estão disponíveis no Market de seus aparelhos celulares como gratuitos, são pagos para estes tablets! Isto acontece justamente pelo detalhe que acabei de explicar: como os processadores são diferentes, os programas precisam estar compilados em MIPS, o que não é o foco de grande parte das softhouses que desenvolvem para Android, uma vez que a grande maioria dos telefones (foco principal) utiliza algum processador com as instruções ARM.

Com este detalhe, não posso recomendar este aparelho para a compra. O que faz um sistema operacional são seus aplicativos, e ter o Android sem grande parte dos aplicativos é algo que não é viável. A solução: comprar o Gemei G2, que também têm o port do ICS prometido (com alguns vídeos já rolando no Youtube).

About these ads
Comentários
  1. Tablet disse:

    Muito interessante, se chegar a preço bom no Brasil vai vender que nem água.
    Bem legal seu artigo, parabéns

    abraço
    Daniel.

  2. mauromartins disse:

    O preço dele realmente é muito bom, 89 dólares.
    Eu não compraria, pelo detalhe da falta de programas do Android adaptados para a plataforma MIPS; porém, caso a suíte de aplicativos dele for suficiente para o uso básico, realmente se torna atraente.

    Acredito que, dos tablets chineses, o Gemei G2 é o melhor posicionado. Uma empresa grande, com fama conquistada através de outros aparelhos (Dingoo) e têm todas estas especificações, em um processador ARM.

  3. givadp disse:

    O tablet é bom e a plataforma MIPS também. O problema de aplicativos que sincronizam não é de outro mundo, pois os querodam acima do ARM são grande maioria. Portanto é sim uma boa compra e se pegar o que vai ter de desenvolvedor ajudando a acabarcom a ARM que é excelente, mas é cara e ainda consomemuita energia(Isso ninguém fala). No CustoxBenefício ele sobra.

  4. Binhho disse:

    Comecei a ler seu blog esta semana pois estou pensando em comprar um Tablet da China.
    Gostaria que se possivel vc explicasse a diferenca nas resolucoes da tela, quais as vantagens e desvantagens.
    Sei que vc aconselhou no seu post o Gemei G2 mas a resolucao dele é baixa, vc indicaria outro com configuracao parecida mas com a resolucao maior? (eu estava quase comprando este ai de cima)

    Parabens pelo blog, muito bem feito e explicativo!

  5. Gutemberg disse:

    Amigo,todos os tables da Ainol tem esse problema com os aplicativos ? Voce teria outra indicação além desse Gemei G2 ? Como o amigo ai de cima destacou,com uma resolução melhor.
    Parabéns pelo blo,muito bom!! Boa noite!!!

  6. Antônio disse:

    Fico pensando a cara de pau do pessoal da MIPS e da AINOL vendendo o suprasumo de um ótimo tablet nominado Basic com ICS 4 a um preço fantástico e daí você compra e descobre que os apps que você quer não rodam.Quem poderia imaginar um erro de venda tão crasso?

    Quem compra hoje um aparelho vê a versão do SO e imagina que vai rodar qualquer app para aquele SO, que nunca esperaria que a necessidade de analisar a compatibilidade dos apps com a CPU, é coisa dos tempos antigos; É como comprar um MAC com outra cpu que não roda apps da Apple, acho isso o fim da picada.

    Por muita sorte descobri esse detalhe, hoje,era para ter comprado há um mês e foi muito bom ter esperado, escapei de levar um chapéu de burrinho.

  7. Gutemberg disse:

    Boa noite!Achei esse Post aqui http://www.techofweb.com/technology/apks-mips-phones.html
    Não séria uma solução?

  8. mauromartins disse:

    Sim, porém não são muitos programas que ficam compatíveis, mesmo com a utilização do Magiccode.

  9. mauromartins disse:

    Antônio, eu conheço duas pessoas que compraram, e o tablet ficou completamente encostado. Você ganha no preço, mas corre o risco de ficar com ele completamente abandonado. Mas ele possui uma grande, grande vantagem: o consumo de bateria de um processador MIPS é enormemente melhor que um ARM.

  10. Lidia Waltz Calonio disse:

    Gente, por favor me ajudem em uma dúvida… eu estava justamente pesquisando o tablets da marca Ainol quando vi o artigo aqui no blog. Quase desisti quando vi nas especificações do modelo ‘Novo 7 Elf’ o seguinte “CPU (Processador): All Winner A10, 1.2GHz (Cortex arquitetura ARM)”. Poderiam me dizer se o problema por vocês exposto sobre a incompatibilidade de processadores e aplicativos foi sanado neste modelo?
    Segue abaixo o link do modelo que pretendo comprar pra me darem uma opinião se possível. Agradeceria.
    http://www.novishop.com.br/produto-334-tablet_ainol_novo_7_elf_com_android_4.0_ics_tela_capacitiva_7_polegadas_1.2ghz_3g_wifi_hd_2160p_jogos_3d_hdmi_skype_camera_youtube_8gb

  11. mauromartins disse:

    A CPU deste tablet que você postou não é a mesma deste, portanto não terá incompatibilidade.

  12. Lidia Waltz Calonio disse:

    Ah q bom! O brigada Mauro. Sabe me dizer se esta marca é confiável, se é boa, Conhece alguém q tenha? Ou tem alguma outra informações obre essa marca?
    Obrigada

  13. Lidiane disse:

    Por que no site do fabricante os modelos Elf e Aurora não aparecem entre os produtos?
    São modelos “alternativos” (leia-se não-originais) com processador compatível?

  14. Gutemberg disse:

    Aew Mauro,e o review do Seu Yinlips ? Gostaria de ver,estou interessado em adquirir um parecido JXD S7100 .
    Boa noite!!!

  15. Priscila disse:

    Olá, Boa noite, estou querendo comprar um tablet para uso pessoal, somente para entrar na internet para pesquisas, skype, facebook, e que tenha camera, sou meio leiga no assunto. Estava vendo o Android 4.0 porém ele não tem camera, vi o Ainol , dei uma lida em alguns sites dizendo sobre ARM Cortx 7 ou superior, memoria acima de 512, sobre em ter bluetooth. Mas qdo tem uma coisa não tem outra. Poderia me orientar, e qual site compra ? Desdejá obrigada Priscila

  16. Eu quero compra um Ainol X15,de prossessador samsung cortex A-8 tela de 7 HDMI,3D,comera de 2m, Adroid 4.0

  17. Comprei um tablet Ainol novo x 15, muitos vendedores desconhecem esse modelo da ainol, êle existe ou é propaganda enganosa? Se existe é bom?

  18. eraldo disse:

    qual o melhor tablet chines ?quer dizer confiavel! site seguro de se comprar? e compra despreocupada.

  19. Ghost Hack disse:

    A Ainol abriu uma representante oficial deles no Brasil. http://www.toptronics.com.br

  20. Gustavo Hernandez disse:

    Pessoal estou interessado em comprar este tablet Novo7 Aurora da Ainol , esta configuração e confiável ou vou ter os problemas de compatibilidade como descrito acima :
    Processador AmLogic Dual Core 1.5 GHZ – Segunda Geração A9
    Memória: 1 GB DDR3
    Tela: IPS 7″ Maior Brilho e Fidelidade de Cores – Alta definição e suporte a 5 toques simultâneos
    Resolução: 1024 x 600 pixels
    Bateria: 14Wh
    Energia: DC 5V 2A
    WiFi: 802.11 b/g/n
    USB: 2.0
    Temperatura de Operação: 10 – 45 ºC
    Expansão de Armazenamento: Suporte a cartões micro SD de 2GB/4GB/8GB/16GB
    Sistema Operacional: Google Android 4.0
    Formato de Áudio: MP3, WAV (APE, FLAC, AAC, OGG precisam de programas adicionais)
    Formato de Vídeo: MOV, MKV, AVI, TS, TP, M2TS, VOB, DAT, MPEG, MP4, PMP, 3GP, FLV, WMV, ASF, etc.
    Formato de Fotos: JPG, BMP, PNG, GIF
    Formato de Documentos: TXT,LRC. (PDF, EPUB, FB2, DOC, XLS precisam de programas adicionais)
    Gravação de Áudio: MP3

  21. Joao Fernandes disse:

    Gustavo, os problemas de compatibilidade aconteciam por causa da arquitetura MIPS adotada no modelo Novo7Paladin. O processador que você citou é arquitetura ARM (como os da Samsung, Motorola, etc.) e acredito que a Ainol nem fabrique mais aparelhos com processador MIPS (que apesar do seu bom custo benefício tem esse problema de ter pouco programas compatíveis com ele).

  22. Fernanda disse:

    Alguém sabe onde tem uma autorizada ou alguém que conserte o tablet AINOL?

  23. bolton disse:

    comprei um desses ainol mas fui enganado ele nao tem o market e nao instala nenhum aplicativo, e tem mais comprei no site lojas tabuleiro.com que tb me enganou, o tablet seria com duas cameras e 8 gb de memoria mas na verdade veio um similar com uma so camera e nada de memoria muito ruim e quem perdeu fui eu …aconselho nao comprem essa marca e muito menos nesse site

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s