WiiControl – Utilizando o Wiimote no N8x0

O N8x0 é um ótimo gadget, porém o seu d-pad é bem ruim. Jogos que precisam de coordenadas não funcionam muito bem no mesmo por este detalhe. Alguns jogos tentam utilizar setas no display, com maior ou menor grau de sucesso (isso é feito, principalmente, nos emuladores). Porém, uma alma caridosa adaptou o Wiimote para ele.

Veja, muitos não sabem, mas o Wiimote se conecta com o Nintendo Wii via Bluetooth (o controle do PS3 também), com isso, é possível utilizá-lo em dispositivos com interface bluetooth. Já postei sobre essa possibilidade no Symbian e, agora, para todos os usuários do N800.

Vamos lá: primeiro, é necessário a instalação do programa WiiControl. Ele aparece nos repositórios, porém, NÃO instalem aquela versão. Aquela versão é a primeira lançada, e deixa o tablet lento demais. A partir deste endereço: http://konttoristhoughts.blogspot.com/2008/05/wiicontrol-for-nokia-n810-n800.html , temos uma versão mais atualizada (versão 1.04), que deixa o tablet um pouco mais rápido.

Vejam o vídeo abaixo:

Para parear o Wiimote com o N800: abra o programa instalado WiiControl, aperte os dois botões do WiiMote e pronto! Temos os modos portrait e landscape para selecionar, eu prefiro jogar como Gamepad(landscape). Vejam, no vídeo, o jogo Doom para o N800 que fica perfeito nele. Também existem Quake, Duke Nukem 3D, Open Tyrian (jogo de nave, meu preferido desde 1995!), entre outros. Mas as dicas de jogo ficam para um próximo post 😉 . Aproveitem!

PS: eu recomendo MUITO a compra de um Wiimote. Em SP-Interior, eu encontrei por 180 reais, deve ser mais barato na capital. Você ganha um controle para ser utilizado no N800, no seu celular Symbian e no seu PC. No PC, dá para se utilizar até da interface IR, dos acelerômetros, do Nunchuk e do Classic Gamepad. Eu não tenho um Wii e tenho todo o kit, vale muito a pena!

9 comentários sobre “WiiControl – Utilizando o Wiimote no N8x0

  1. Sim, só o Wiimote. Os acessórios só funcionam no PC mesmo (bem, eu nunca vi forma de funcionar no N800, mas deve ter, pois no Linux todos funcionam).

  2. Putz.por que eu não busquei no google antes de postar aqui..rs Ja achei o post que vc fala sobre isso. Você ainda tem utilizado essa solução ou ja desistiu ?

  3. Bom, hoje eu utilizo primariamente o Xournal, portanto, faço as anotações com a caneta.
    O problema do teclado USB é que nunca achei um pequeno o suficiente para ser carregado na bolsa. Existe um no dealextreme do tamanho do N800, e o companheiro Duron Maniac do PDABR comprou, mas eu não fiz isso. Quando meu kit de viagem vira E71+N800+teclado USB, aí sim eu utilizo, mas como faz tempo que não viajo … hehe
    Mas a solução funciona bem, e é muito boa em conjunto com o OpenOffice. As teclas de atalho (alt+tab, ctrl+esc, etc.) funcionam como se você estivesse em um desktop, então não é necessário usar a caneta caso você esteja utilizando um teclado.

    Abraço !

  4. Mauro eu estou pensando seriamente em comprar um N800 para mim pois eu estudo muito pela internet por causa do meu curso da cisco.E como o meu e71 não suporta flash fica muito difícil.Mas eu precisava saber se a letra fica com um tamanho suficiente para eu estudar.Tem como vc acessar o site para mim e me dizer como fica o tamanho ?

  5. É que eu vou ter que confiar em você e passar o username e o password. Você tem meu email me mande um com seu msn por favor…só vai ocupar uns 10 minutos do seu tempo !!!

  6. Além da idéia de usar o Wiimote no N800 ser por si só maravilhosa, a de usar o controle do Wii no PC é ainda mais animadora! Será que devo comprar o controle só pra testar – ou não tem muitos jogos pra tirar proveito do Wiimote no PC?

Deixe um comentário