Como passar colas para a HP

Publicado: março 18, 2009 em HP 50g
Tags:,

Época de provas, pipocam na internet as procuras de “cola na hp”, “como passar cola hp”, e etc. E lá vem eu, criando um tutorial ;) . Professores, não fiquem bravos comigo! Eu não incentivo ninguém a colar, só ensino como.

Bom, primeira dica: faça as suas colas ! Sim, assim, você já está estudando, e já sabe o que têm e o que não têm nela. Ficar pegando cola na hora da prova é certeza de problemas … e, normalmente, quem cria a cola nunca a usa, pois relembra a matéria.

Eu já havia criado um tutorial aqui, e quem quiser pode utilizá-lo.

Bom, primeiro, é necessário a instalação do programa Hp Connectivity Kit. Normalmente está no CD, mas o link tá aí pra quem precisar. Após instalar, conectar a hp no PC e instalar o driver. Próximo passo: abrir o programa.

 

 

 

foto1

Agora vamos em Arquivo – Conectar. Seguindo as instruções, já estaremos conectadas com a calculadora. E é isso que iremos fazer.

screenhpcx2

A tela muda para algo parecido. Uma hp nova têm somente o diretório CASDIR. Esses arquivos ppar, ipar, etc. são variáveis criadas quando utilizamos recursos como o Equation Writer, o Matrix Writer, entre outros.

Próximo passo: instalar o TGV. O que é o TGV ? É um visualizador de arquivos de texto e imagem, o mais famoso para as calculadoras. Existem também os textos nativos e os textos no formato Eden. Como reconhecê-los ? Simples:

  • Arquivos do TGV têm a extensão .tgv (utilizado nas antigas hp48) ou t49 (utilizados nas hp modernas, inclusive na 50g);
  • Arquivos de texto nativos da HP têm a extensão .hp49;
  • Arquivos do Eden têm a extensão .xv.

A esmagadora maioria das colas disponíveis pela internet estão no formato .t49 ou .tgv. Caso não estejam, é fácil : primeiro abaixa-se o editor WinHP. Após a sua instalação, abre-se o arquivo e manda Salvar Como, a a extensão em .t49. Simples ;)

Bom, após baixar o TGV, pegamos o arquivo TGV2.lib e o arrastamos para o programa da HP. Agora desconectamos a HP.

Com a HP na mão, apertamos o Shift Branco e, depois, o botão APPS. Irá aparecer o menu Files.

foto2

Estão vendo a pasta HOME selecionada ? Então, aperte o botão direito. Uma nova tela irá surgir.

foto3

Vêem o arquivo chamado L333  ? Com o cursor nele, apertamos F3, que é a função MOVE. Movemos ele para o banco de memória 0 : IRAM. Após isto, aperte a tecla ON para voltar à calculadora. Aqui, apertamos simultaneamente On e F3. Isto é um soft reset. A partir disto, o TGV já está pronto.

Agora é simples. Para jogar as colas na hp, voltamos a usar o programa HP Connectivity Kit e arrastamos as colas para a mesma. Para abri-las, é só apertar o botão VAR. Todos os arquivos estarão no menu embaixo da tela. Ao ir no arquivo de nome da cola, é só apertar a tecla F correspondente que a cola irá aparecer. Dentro do TGV, a tecla Enter apaga o cursor, a tecla ON sai do programa. Dica super importante: não fiquem apertando muito as setas durante uma prova. Os professores percebem ;)

Dúvidas ? Pergunte nos comentários. Ou bora ralar um pouco, não é tão difícil e ralar um pouquinho não faz mal a ninguém ! ;)

Comentários
  1. FABIO disse:

    MUITO BOM !!! O TUTORIAL FICOU MASSA!

    PROFESSOR MANDA UMAS DICAS PRA MIM DA HP 50G.

    ATT. FABIO

  2. pedro disse:

    amigo não consigo ver o l333 na hp50g
    se puder me ajudar eu agradeço.

  3. pedro disse:

    nao consigo localizar o l333

  4. Hávala Barbosa Reis disse:

    Aiai to profundamente desesperada…meu computador tem windows xp eu naum consigo de forma nenhuma conectar minha hp o computador simplismente não aceita o programa de conectividade só fica dando erro na hora de conectar com a hp…ja to pirandoooo…naum sei mais o q fazer…

    me ajuda pelo amor Deusssss….senaum vou surtar

  5. Hávala Barbosa Reis disse:

    ah esqueci de dizer tenho uma hp 50g e ja sei fazer bastante coisa nela o problema ta sendo mesmo é com o pc e o kit conectividade

    desde ja muito obrigada

  6. Alberto Silva disse:

    Tenho aqui uma 48G antigona, será que pega pra ela tb? Vo comprar o cabo pra poder conectar a calculadora, se funcionar nela. Grato.

  7. mauromartins disse:

    Alberto, servir, serve, mas os programas são diferentes. A HP 48G não é compatível com as mais modernas HP´s (49, 49G+, 48GII e 50G). Existe o tgv para a mesma, bem como o kit de comunicação, mas são programas diferentes. Os arquivos do winhp devem ser salvos em .tgv e não em .t49 . Visite o site http://www.hpcalc.org e veja estes programas na seção das hp 48X. Abraço !

  8. cleitinho disse:

    Muito boa a dica. Tenho dificuldade em adicionar programas na hp 50g. Gostaria de receber umas dicas. Muito obrigado pela atenção

  9. Brunno disse:

    Tutorial de grande valia.
    valew

  10. cleitinho disse:

    na minha calculadora nao tem o item L333 e agora oq fazer. ate mais

  11. Thomas disse:

    Olá ! Otimo tutorial, instalei tudo mas sempre que eu tento abrir um arquigo TGV ele fica meio ERRADO.

    Veja: http://glufke.net/hp50_tgv.JPG

    Tenho uma HP50g. Não sei o que pode ser isso. Todos os tipos de arquivos ficam errados, inclusive os da hp49, eden, etc. Eu copio sempre os arquivo direto no cartão SD, ou seja, não faço transferencia via cabo.

  12. Naira Modelli disse:

    Rá! Isto sim eu chamo de cultura útil! Maurão, teu blog é um espetáculo! Rs! Bjo!

  13. Matheus disse:

    Cara vi aqui em outro post você recomendando baixar o programa BatStatus, então baixei ele e passei para calculadora só que não sei como instalar, como é que faço isso.
    obrigado

  14. mauromartins disse:

    É só você copiar o programa pra memória da HP, e depois, utilizando o File Manager da mesma, mover o programa para uma das portas de memória (0,1 ou 2). Eu recomendo deixar o BatStatus na porta 1, somente o TGV é necessário a instalação na porta 0.

    abraço !

  15. Raphael Ohnuma Angeli disse:

    Cara, não é bem um comentário….estava usando a HP50g para resolver Integrais….até que uma hora, quando entro com a Variável X, ela me retorna um valor = -2,98704142013, o que é isso????….não consigo nem resetar ela, como faço???….
    Se alguém puder me ajudar, por favor ou me indicar um site, tenho prova essa semana….
    Valeu…

  16. mauromartins disse:

    Você precisa purgar a variável X, pois a mesma deve conter algum valor.
    Em modo algébrico, aperte o botão F5. Dentro dos parênteses, digite X e aperte ENTER. Tente fazer a integral denovo.

    Abraço!

  17. Raphael Ohnuma Angeli disse:

    Valeu Mauro !!

    Deu certo…

    Essa calculadora me salva nas provas…

    Até mais.

    Abraço !

  18. Poliana disse:

    Bom dia!

    Preciso baixar o programa Winhp50g mas não estou achando, sera que vc tem pra me enviar, ou pode me ajudar.

    Obrigada

  19. mauromartins disse:

    http://winhp.sourceforge.net/

    Baixe ele aqui, Poliana.

    Abraço !

  20. Dirceu Jr disse:

    Legal demais o tutorial, mas tentei os T49 com a 49G e não deu certo. É possível ler arquivos T49 com a 49G? Se possível, mande um passo a passo para mim, por favor. valeu!

  21. Olá Mauro!

    Parabéns pelos Post’s! Estão sendo de grande ajuda!

    Instalei o TGV e o BatStatus… Aliás, depois que instalei o BatStatus, coloquei as pilhas para carregar… rs.

    Enfim… Minha dúvida mesmo é com o TGV. Ele está instalado e aparentemente correto;pois, o mesmo aparece o “Lib” junto com o BatStatus. Porém, eu não sei como colocar os textos em minha 50G de uma forma que eu consiga visualizá-los depois. Para isso, eu preciso do WinHP?

    Pelo o que eu entendi do WinHP, só com ele eu consigo fazer as conversões para a 50G identificar e visualizar os textos… É isso mesmo ou estou errado?

    Obrigado!!

    Parabéns mais uma vez…

    Vinícius Antunes.

  22. mauromartins disse:

    Vinícius, tudo bom ?
    Então, o TGV é o programa que irá abrir os arquivos de texto no formato .T49. O Winhp é o “editor de textos”. Você irá fazer os textos, e na hora de salvar, irá salvar como formato .t49 .

    Para jogar os textos na calculadora, você pode utilizar o programa HP Connectivity Kit, ou um cartão SD. Com o HP, você pode criar um diretório e colocar os textos em sua memória, criar diretórios, etc. Para navegar nos mesmos, você aperta o botão branco (Shift Esquerda) e o botão APPS (Segundo botão, de cima para baixo, e primeiro à esquerda). Irá aparecer um menu parecido com o Windows Explorer. Você navega pelas pastas utilizando as setas. Para abrir o texto, com o TGV instalado, é só colocar o cursor em cima de um deles e apertar o botão EVAL (será o botão F5). O texto irá ser aberto. Para sair do mesmo, aperte a tecla ON.

    Espero que tenha ajudado!
    Eu irei colocar algumas dicas nas próximas semanas, só estou esperando acabar o meu período de provas. Se você puder comprar um cartão SD, compre! A melhor maneira, a mais organizada, etc. é utilizando um cartão SD e um leitor de cartões para PC.

    Abraço, e boas provas !

  23. Olá Mauro…

    Com certeza me ajudou!

    Vou baixar novamente o WinHP (O que baixei, aparentemente estava corrompido…) e instalar aqui para as conversões.

    Seu site já está nos Favoritos!

    Obrigado pela resposta rápida e eficiente.

    Boas provas cara..

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  24. Yasmim disse:

    Oi, eu baixei o batstatus20 só que não consigo abrir na hp 50 g, vc poderia me ajudar?

  25. jose augusto disse:

    Cara, muito bom sua explicação, mas estou com um problema!!
    Tenho uma 50 peguei o programinha de conectividade da HP, faço tudo certo, abro o programa, aperto a seta vermelha e a seta para a direita, a calculadora fica “waiting for command” mas quando mando o conn4x conectar, ele fala que nenhum “dispositivo foi detectado”… vc ou alguém sabe oq é isso??
    valeu!

  26. Rafael disse:

    Boa noite Mauro!

    Parabéns pelo blog, muitas coisas úteis.

    Minha dúvida é a seguinte:

    Por acaso vc sabe de algum programa em que eu possa criar figuras, desenhos e passar para a HP???

    Tenho uma 50g e gostaria de “incrementar” minhas colas com gráficos e desenhos. Qual o formato de arquivo que preciso criar ?? .grob ??

    Se possível favor enviar a resposta para meu e-mail: rafayk@msn.com

    Obrigado!

  27. Abreu disse:

    Caro Mauro, gostaria de uma ajudinha:

    O programa BatStatus informa a qualquer momento o status das pilhas ou só quando elas estão acabando? Em qualquer caso com faço para executá-lo
    Obrigado!

  28. Vinícius Antunes disse:

    Sr. Abreu,

    O BatStatus já está instalado em sua HP?

    Que HP é a sua?!

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  29. Abreu disse:

    Vinicius, a minha é uma hp 49g+.
    Instalei o Batstatus na porta 1 (ERAM).
    Porem nao sei como executar o programa ou utiliza-lo.
    Ate mais.

  30. mauromartins disse:

    Pra abrir o Batstatus, voce aperta o botão vermelho, apos isto o número 2. Todos os arquivos de biblioteca (lib) que estão instalados aparecerão no soft menu (aquela barra na ultima linha do display). Lá, voce procura o Batst e apertao F correspondente. Depois, aperte o F1, que deverá ser o BATST (letras maiusculas). Se a calculadora estiver em RPN, o estado das pilhas já aparecerá. Senão, basta dar mais um ENTER e pronto. Ou digitar BATST() e dar ENTER que também funcionará.

  31. Vinícius Antunes disse:

    Olá Abreu,

    Minha HP é a 50G.

    Porém, o que o “mauromartins” passou aí, é exatamente o procedimento para a minha.

    Acredito que para a 49G+ seja da mesma forma.

    Agradeça ao “mauromartins”.

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  32. Abreu disse:

    Valew MAuro, Obrigado!

  33. Vinicius Reis disse:

    Mauro,

    Tenho uma hp 48gII e não sei mexer nela pra dizer a verdade!! Mas na faculdade o pessoal tentou passar umas pescas e não dá, dá erro. Tenho que instalar algun programa nela primeiro????

  34. Samu disse:

    Muito legal essas dicas. Funcionam perfeitamente!! Mas eu gostaria de saber como faço para abrir um documento usando minifonte, pois quando abro o documento a fonte é muito grande. Tentei usar aqueles F para MF mas não consegui. Tenho q instalar alguma fonte especial na Hp?
    E para criar um arquivo T49 no winhp já com minifonte?

  35. André Vieira disse:

    ooow
    valew mto cara por isso!!!
    salvo minha vida!!!
    parabéns pelo site!!!

  36. Samukão-Eng.de Prod. disse:

    Gostaria de saber como executar o rpgranma na Hp-50g, pois já entei pelo manual e não consegui!
    aguardo poi tenho vários pela atividade que eu trabalho mais não consigo executá-lo.
    OBS: coloco ele na Hp mais não sei executá-lo!
    Abraço a todos.

  37. mauromartins disse:

    Samukão,
    Leia este post: http://mauromartins.wordpress.com/2009/01/04/conectando-a-hp-no-pc-e-os-programas-mais-uteis/

    Nele explica tudo o que você quer saber.

  38. Olaaaaa disse:

    Ola gentee!!
    estou ja quse desesperada
    quando conecto minha hp aparece nenhum dispositivo detectado ..ate ja troquei de cabo mas da amesma coisa poderiam me ajudar ???
    gratissima

  39. Abreu disse:

    Olaaaa, já passei pelo mesmo problema. O segredo é reinstalar o drive usb para calculadora.Você precisa colocar o cd original da hp no pc e na tela de abertura você tem q clicar na opção instalar drives. Depois de instalado o pc reconhece a hp.

  40. Rodrigo disse:

    Nossa ajudo de mais…
    segui uq vc posto e deu certinho, vlw msm ae
    so uma perg… vc saberia como faco pra colocar topicos no q vou passar para hp… pra cola neh hehe
    por exemplo crio um arquivo Fisica e quando abro ele aparece varios topicos de fisica (ex capacitor/ lancamento/eletrica/magnetismo) q se eu selecionar um deles me redirecionaram automaticamente sem precisa fica procurando. Seria de grande ajuda.
    abraco

  41. Luiz disse:

    Muito bom, explicação 100%…
    Porém estou com um problema quando tento copiar o arquivo L333 para a posição 0:IRAM . Aparece uma mensagem na calculadora dizendo OBJETO EM USO…
    Se alguem puder me ajudar agradeço,

    abraço

  42. Diogo Rocha. disse:

    Minha calculadora é a 50g, Minha duvida é a seguinte:
    Tenho o winhp, o L333, td instalado certinho e funcionando perfeitamente. o problema é que copio as imagens dos pdf e colo no Winhp mas não consigo dimensionar as imagens para que caiba na tela sem precisar ficar utilizando os cursores laterias. Notei tbm que não é possivel copiar imagens do word, realmente só é possivel copiar de pdf? e como faço pra dimesnionar?
    Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
    Obrigado.
    abç.

  43. Junior disse:

    na minha calculadora nao tem o item L333 e agora oq fazer. obrigado

  44. mauromartins disse:

    Diogo,

    O que eu faço é recortar as imagens do PDF, colar no Paint, setar o paint para cores Preto e Branco, e salvar como BMP, aí entrar no Winhp, Insert>BMP. Dessa maneira, eu consigo redimensionar as imagens para não ter que utilizar o scroll lateral. Inclusive eu não utilizo o Copy & Paste, porque alguns aplicativos (como o Word) a imagem não vai pra área de transferência em formato compatível com o WinHp. Por isso eu faço tudo com o Paint.

    Luiz,
    Eu não vou conseguir te ajudar, tentei fazer mil vezes e nunca deu este problema ! =/ Se você tiver um cartão SD, copia o L333 pro cartão e tenta copiar por ele.

    Junior, você baixou o arquivo aqui no site e transferiu para sua calculadora ?

    Rodrigo,
    Coloque um asterisco (*) na frente dos itens que você queira que apareçam no menu. Aí, na hora de salvar, vai ter uma opção no lado direito, falando algo como “Display Menu when opened” e o caracter que indica o que é para aparecer no menu.

  45. Rodrigo disse:

    Opa deu certo obrigado.
    me desculpe por mudar o assunto do topico ;)

  46. Jason disse:

    Perdi meu cabo da Hp 48 g2, consegui um cabo usb de um mp4, só que quando conecto com o pc… diz que
    que o kit naum pode encontrar a calculadora…
    mas quando coloco a 50g de um colga meu …ela funciona …

    alguém faz idéia do que está acontecendo …???

  47. Nier Clauss Svem disse:

    Mauro preciso saber de alguns detalhes, a gente poderia conversar no chat?

  48. Clara Costa disse:

    Excelente garOOto!!!!
    Vontade de usar a HP em tdas as materias … até nas
    que não envolvem calculos ..kkkkkk

  49. ola colegas estou com dificuldade para conecta minha hp50g com pc mider uma Lus Agradeso a todos abracos

  50. Paulo disse:

    Mauro,
    na sua resposta para colar imagem de PDF no Winhp, fiz todo o procedimento certinho, salvei o arquivo e visualizo atraves do PC a imagem, mas qdo copio o arquivo p/ hp a imagem não aparece, no lugar dela aparecem caracteres. O que pode ser? tenho instalado o TGV na HP50G.
    Abraço.

  51. leo disse:

    Mauro,fiz tudo como vc indica mas qd tento mover ele para o banco de memória 0 : IRAM. aparece

    ERROR:
    INVALID CARD DATA

    O QUE FAZERRR???HELPPPP!!!!

  52. Victor Hugo disse:

    Tem como a calculadora hp50 mostrar passo a passo da resolucao?… se sim poderia me disser….muito obrigado pela atencao

    parabens pelo site

  53. Vinícius Antunes disse:

    Victor Hugo…

    Estou tentando já faz um bom tempo fazer isso em minha 50G;porém, a função “Step/Step” não funciona… Mas prefiro acreditar que eu não sei usar….

    Se alguém souber como executar essa função ficarei feliz, assim como você.

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  54. Hugo disse:

    Olá, preciso colocar uns textos na Hp 50g, mas o professor passa olhando algumas calculadoras durante a prova. Será quem tem como achar algum programa, alguma jeito de colocar esses textos na Hp, mesmo ele olhando as calculadoras, ele não ache.
    Obrigado, até mais!

  55. Vinícius Antunes disse:

    Caro Sr. Hugo…

    O lance de colocar textos na HP e não ser pego pelo queridíssimo professor, depende muito dele mesmo.

    Por exemplo… Eu não coloco textos em minha 50G;pois, TODOS os meus professores já sabem a capacidade que ela tem de nos ajudar nos momentos complicados (como provas) e resetam a minha companheira.

    Como evitar isso? Duas opções:

    1o – Tentar convencer (na lábia mesmo) que não é necessário resetar a calculadora;pois não tem nada. Pode usar a desculpa de que vai prejudicar suas configurações pessoais, e isso pode atrasá-lo durante a prova para configurar novamente. Já fiz isso algumas vezes e deu certo…. Outras vezes, ignoraram o meu pedido e perdi as minhas fórmulas.

    2o – Ver se consegue achar um software que, mesmo depois que reseta a 50G, ele não é apagado e funciona como um “backup” que restaura tudo o que foi apagado. Isso existe pois um amigo meu tinha (perdi o contato com ele) porém, nunca achei.

    Espero ter ajudado…

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  56. Robson Garcia disse:

    Prezados é o seguinte eu salvo as fórmulas e colas no cartão de memória SD da calculadora 50G,inclusive o programa TGV L333, quando o professor passa apagando as calculadoras eu retiro o chip quando ele sai eu insiro o chip novamente.e volto as colas.
    mas tenho uma dúvida pra que serve a extensão de arquivo XView e EDEN do programa TGV(WIN HP).até hoje não descobri a sua funcionalidade.

    abraço!

  57. mauromartins disse:

    Robson, o XView e o EDEN são outros visualizadores de texto, somente para as calculadoras HP 48. Eles não foram portados para a HP 49/50, mas o programa WinHP se propôe a editar qualquer tipo de arquivo. Como a base estudantil praticamente já não têm as HP´s antigas, o formato TGV é o que prevalece.

    Na minha classe têm muita gente que usa esse recurso do SD.

    Abraço !

  58. [...] dois tutoriais bastante interessantes sobre o assunto. O primeiro pode ser acessado aqui e o outro aqui (OBS.: não estou insentivando a ninguém colar aqui, hem… por favor… mesmo porque sou [...]

  59. herbert disse:

    gostaria de saber como apago arquivos antigos pra liberar memoria!!
    obrigado

  60. Ricardo Rueda disse:

    Olá colega.

    Estou começando a mexer com o connectivity kit e não estou conseguindo colocar arquivos na HP 50g. Comecei com um arquivo de estatística CEP49.lib. Quando arrasto para a tela do programa aparece carregando, surge uma mensagem que desaparece rapidamente e não consigo ler e não carrega o arquivo para a calculadora. Será incompatibilidade do arquivo .lib??
    Tem alguma coisa a mais para fazer ao conectar?

    Muito obrigado.

  61. Ricardo Rueda disse:

    Continuando a mensagem anterior, consegui com o print screen copiar a mensagem: ” The calculator is busy, please wait for it to complete the commands.
    You may press CANCEL to stop the PC side of the connection but the calculator will continue on its own.”

    Tentei outros arquivos lib mas nenhum carrega.

    Alguém tem alguma luz no fim do túnel???

    Valeu.

  62. Stéfano disse:

    O Único Problema é se o professor zerar a calculadora (On + F1 + F6 para a 49 e On + A + F para as 48) aih perde tudo….

  63. guilherme disse:

    meu problema eh o mesmo de ricardo rueda
    n consigo colocar o tgv2.lib
    eu conecto por usb, arrasto o tgv2.lib pro home do conn4x e nada…

    alguma configuração do conn4x errada???

    ajuda ai
    abraço

  64. Cesar disse:

    cara não sei o que acontece que o programa não reconhece a minha hp 49.
    ela tá com os mesmas informações do pc e tudo.
    deixei ela pra “start server” mas o programa diz que não conseguiu conectar à hp…
    eu consigo transferir via hyperterminal. mas somente no COM 5 !!?!
    então não é o cabo.
    no conectivity somente aparece com3. e não dá pra mudar o modelo da hp somente aparece hp 48, tipo não dá pra selecionar outra, a opção está bloqueada
    como faço.?

  65. Ricardo disse:

    Mauro,gostaria de saber se existem mais fontes para o Winhp, pois qdo escrevo textos no WinHp, sinto falta de + fontes com simbolos especiais que não estão na biblioteca padrão do WinHp.
    Vc teria uma dica, pois para o pacote windows existem milhares de fontes para serem baixadas, mas não encontrei para WinHp.
    Agradeço desde já toda ajuda.

  66. Sakharovitz Simanovisk Semianov disse:

    Ola Mauro,

    Pretendo usar os recursos para me auxiliar nas atividades diversas. A HP 50G, ainda é uma maquina boa. Não existe vcersão melhor ou mesmo outromodelo mais avançado?
    Parabéns pelo conteudo do seu Blog
    Um abraço.

  67. Wagner disse:

    Para conectar com a HP com o XP utilizando o conectiv kit tive que deixar em 9600 a taxa de comunicação no programa, ai sim deu certo. Caso não consiga comunicar pode gravar as colas no cartão de memória com os arquivos salvos pelo WinHP que depois vc consegue velos na HP.

  68. regis027 disse:

    Mauro eu sou novo aqui, e a duas semanas que eu comprei uma ( HP 50G ), instalei o Winhp no PC e o TGV na calculadora corretamente, Gravo os meus texto no formato correto no Winhp TGV HP49 files (*.T49) mas na hora em que eu vou abrir o mesmo na Hp da a seguinte Mensagem (***Error: Undefined XLIB NAME***)por favor já estou desisperado me ajudem.
    por e-mail ou aqui mesmo.

  69. Hudson disse:

    estou com dificuldades para instalar o batstatus na Hp. Ao mover o arquivo de um diretório para a porta “1 Eram” aparece a mensagem “object in use” como solucionar?

  70. Hudson disse:

    como saber que esta funcionando?

  71. Neto disse:

    Boa Noite,
    Estou com o mesmo problema do Mauro nao consigo salvar nd na HP50g.
    Copio e colo pelo kit, la aparece que esta copiando mas nao aparece nd na calculadora!!
    C puder ajudar agradeço!!
    Abraço!

  72. Neto disse:

    Desculpe mesmo problema do Ricardo Rueda!!
    Abraço!

  73. Rodrigo disse:

    Olá,
    Tenho uma hp50g e estou com dificuldades em deixar o desenho e o texto no tamanho do visor da calculadora eu estou deixando o tamanha 4x4cm no paint ai eu coloco zoom e faço o desenho mas quando vou transferi p/ hp ele fica grande, voce poderia me ajudar?

  74. mauricio donegatti disse:

    Minha calculadora 49g+ com rom da 50g, conecta no conectiv kit, mas quando tento transferir um arquivo para ela aparece como se estivesse transferindo depois diz: The calculator is busy, please wait for it to complete the commands.
    Yo may press CANCEL to stop the PC side of the connection but the calculator will continue on its own
    como faço para resolver este problema? por favor me ajudem pois tenho que armazenar fórmulas nela para prova de eletricidade. obs tenho cartão sd 2gb,

  75. Rômulo disse:

    Valeu pelas dicas, super prático!
    Já estava desanimado com esse brinquedo,rs.
    Seu blog é bem melhor do que as 900 páginas do manual.
    Abraço.

  76. Tatiana disse:

    Oi. Estou com uma hp 49g+, só que meu note nao está reconhecendo-a… e tbm nao tenho o cd da mesma. Saberia me dizer como faze-lo reconhece-la?
    Aguardo

  77. Gustavo Henrique disse:

    boa tarde, tento transferir arquivos de texto e aplicativos para minha Hp50G e nao consigo de forma alguama localiza-los. Acho q não está sendo feita a transferencia. qnd arrasto o TGV2.lib para a pasta HOME aparece a barra de transferencia normal, só q uma tela de erro muito rápida aparece e desaparece, dando um printscreen consegui ler. o erro diz o seguinte.

    CALCULADORA ESTÁ FUNCIONANDO
    A CALCULADORA ESTA OCUPADA ESPERE ATÉ COMPLETAR OS COMANDOS.
    VOCE PODE PRESSIONAR CANCELAR PARA PARAR O LADO DO PC DE CONECXAO MAS A CALCULADORA CONTINUARA POR SI MESMA
    (CANCELAR)

    essa msg é muito rápida e so consegui ler dando o prt sc.
    se alguem puder ajudar agradeço

    Obrigado
    gustavotonelli@gmail.com

  78. elizeu disse:

    mauro, tah funcionando direitinho.
    soh q as letras ficam muito grande na hp.
    tem como configurar isso?
    grato..

  79. Guilherme disse:

    Olá Mauro,
    Parabens pelos post, muito bom.
    Queria perguntar como faço para ver o status da bateria, já fiz tudo o que vc falou mais nao consigo ver nada.
    Baixei o programa, coloquei ele na memo 1, mais nao sei o que aperto pra ver ele funcionando.
    Se possivel de uma ajuda ai!

    Abraços!

  80. Guilherme disse:

    Acabei de ver um comentario explicando!
    Deu certo!
    Obrigado!

    Abraços!

  81. Nathy disse:

    Mauro,

    Consigo fazer tudo direitinho…mas qnd vou em conectar diz que não esta encontrando, e o cabo esta funcionando normalmente, só que não reconhece qnd tendo conectar para iniciar.

    Abraços

  82. Michael disse:

    Bom dia!! eu tenho uma Hp50g, eu gostariade de saber se tem algum programa ou truque que não deixe o professor apagar(resetar) a calculadora na horada prova??? ou se tem algo que faça eu recuperar os dados apagados???

  83. Michael…

    A melhor forma de não perder os dados quando o professor “rezeta” sua 50G, é gravar os dados em um Cartão SD.

    Lembrando que, no cartão, é bom ter o programinha que permite a leitura dos dados (assunto deste post);pois, quando rezetar a calc., os programas instalados também serão perdidos.

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  84. mauromartins disse:

    Eu deixo um backup com todos meus programas no cartão. E todos os lembretes. Fazendo um diretório no cartão pelo PC te permite navegar por eles e encontrar os arquivos com maior facilidade.

  85. Wallace disse:

    eu instalei o kit de conectividade, arrasto o batstaus para o diretório mas mostra uma barra de status copiando, depois aparece uma outra tela rápida que não consigo ler…. e depois volta no programa de conectividade, mas não aparece nada copiado lá, o quê estou fazendo de errado?

  86. felipe disse:

    ãlguem poderia m ajudar ñ consigo visualizar o arquivo no eval … no no edite …???
    ele apareçe meio errado …

    abs

  87. Mateus disse:

    Olá, comprei uma agora e estou levando uma surra. Pra que eu possa conectar precisa estar com cartão de memória? É que já instalei o programa mas não consegui conectar, só que ainda não coloqui cartão de memória.
    Agradeço antecipadamente.

  88. Marcelo disse:

    Sr(s)

    Tenho uma HP 50g, gostaria de fazer um lembrete para minha prova, como devo proceder?

  89. karina maciel disse:

    pois é, arranjei emprestada uma hp, achando q seria a resposta para meus problemas de cola, afinal só eu e mais outros 3 não temos uma hp na sala e o resto da turma cola… mas arranjei uma hp39g+ e queria saber como faço tudo para uma hp39g, já q só tenho visto instruções para hp50, 49…qual Win HP uso?
    obrigada e me ajudem, por favor!!!

  90. mauromartins disse:

    O winhp nao é compatível com a Hp 39. Para achar programas para a mesma, procura na pagina http://www.hpcalc.org
    Abraço!

  91. MarcosMagrao disse:

    CAra!!! parabens pela iniciativa!! eu tbem sou fa da HP. Apesar de nao saber nada dela.

  92. fernanda disse:

    estou com problema na hora de abrir o arquivo. Clico no shift esquerdo, APPS, clico na pasta onde esta o arquivo e quando aperto f5(eval) aparece uma mensagem de erro. undefined XLIB name.
    o que devo fazer??

  93. Ronaldo disse:

    Olá Mauro!
    Excelente tutorial!

    Estou com um problema: instalei o Connectivity Kit, mas quando vou abrir o programa dá esta mensagem de erro:

    Access violation at address 0048C197 in module ‘Conn4x.exe’. Read of Address 0000004.

    Possuo Windows XP, já instalei os drivers e já tinha conectado a HP numa porta USB do PC ao tentar abrir o programa.
    Você sabe dizer como é que eu faço pro kit funcionar?
    Agradeço desde já.

  94. Ronaldo disse:

    ESuqeci de dizer que tenho uma HP 48G II.

  95. Patricia disse:

    Tenho uma HP 49g+ e nao consigo mover o arquivo do tgv para o programa! oq devo fazer? ;(

  96. mauromartins disse:

    Grava em um cartão Sd, é mais fácil para efetuar a gravação dos arquivos ;D

  97. Patricia disse:

    Thnaks!! deu certo, isso vai me ajuda bastante ;D

  98. Alan disse:

    Não consigo baixar o tvg, o link não está disponível

  99. Igor disse:

    Agora chega de arquivos TXT na calculadora…

  100. Renato disse:

    Gostaria de saber se é possível digitar as colas no editor equation do word e transferir para o winhp. eu só consegui fazer desenhos no paint e transferir para o winhp.
    Abraço!!

  101. angelo disse:

    eaw galera,
    viu alguem tem o dominio de passar desenhos para a hp?
    tenho uma prova fudida semana que vem
    e presiso do auxilio da hp na hora da prova huahuaaha

    vlw,
    abraço a tdos

  102. Vinícius Antunes disse:

    Angelo…

    Os desenhos que a HP (50g no caso) aceita, são desenhos “simples”. Por exemplo, uma foto não será legal de ver na calculadora.

    Desenhos P&B e pequenos…

    Desenhos de que tipo deseja colocar nela?!

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  103. Alencar disse:

    MaURO, tenho uma hp 48g minha duvuda é sobre o sistema operccional do pc poço usar
    com windows 7 o convhp também
    grato Alencar

  104. Carlos disse:

    Olá , muito bom esse blog!!Parabéns!!!
    Bom, consigo fazer , e instalar a cola na calculadora.
    Porem quando abro a cola fica escrito em baixo da tela o nome que
    eu salvei a cola e a extensão do arquivo..Ex: (cola.T49)
    e esse nome não sai da tela e aparece um borrão em preto toda vez que aperto pra
    baixo, mas eh bem embaixo….O que devo fazer pra tirar isso que nunca sai e tb
    o borrão????
    Obrigado

  105. Ronaldo disse:

    POXA, MUITO OBRIGADO POR NÃO ME AJUDAREM, FILHOS DA PUTA!!!!!!!!!!!!!
    VÃO SE FUDER, COMENTARISTAS DO CARA\LHO!!!!!

  106. Vinícius disse:

    Ronaldo, estudar ajuda mais do que os comentários sobre como colar pela HP. E pelo o seu comentário, dá para perceber que estudo e educação faltam muito no seu dia-a-dia.

  107. Lázaro disse:

    Olá, Mauro

    Poderia listar as libs que vc usa na sua HP?

    Conhece boas fontes de arquivos tgv? Pode me indicar?

    Obrigado!

  108. Guilherme disse:

    É possível dar zoom na imagem que foi inserida na HP 50g?
    Não estou conseguindo visualizar as fórmulas.

    Algumas figuras digitalizadas ao serem colocadas na hp ficam muito claras e é bem complicado de se visualizar. É normal isso?

  109. ononononon disse:

    FLOOD

  110. ononononon disse:

    FLOOD1

  111. leonardo disse:

    Olá professor então tenho uma dúvida,sei armazenar dados na hp,só que os dados estão muito bagunçados,exemplo tenho formulas de estatisca,probabilidade,física.Gostaria de armazenar em pastas exemplo o que for de física fica na pasta de física isso serve para os outros.

  112. Renato disse:

    Não estou conseguindo transferir dados do cartao SD para uma hp 49g+!!!!!!
    O tenho que fazer?????
    Existes cartoes que nao sao compotiveis?????
    O meu cartao é kingston!!!!!
    Valeu e até mais!!!!!

  113. Nil disse:

    Consegui passar arquivos em t.49 para minha calculadora hp50g, mais depois de um tempo tentei modificar os arquivos que estam na calculadora passar arquivos novos e etc.. so que nao estou conseguindo excluir os itens antigos e nem adicionar itens novos oq posso fazer?
    Valeu

  114. jpsilva83 disse:

    Ola mauro sou joão paulo estou começando tambem a mexer com a hp 50g e tenho uma duvida eu consigo jogar uma imagem jpg na calculadora e visualizar, a como trocar a extensão desta imagem e colocar na calculadora ou colocar uma imagem escaneada.

    por exemplo escanear ou tirar uma foto de um livro e jogar dentro da hp

  115. jpsilva83 disse:

    mauro mais uma duvida quando vou visualizar um arquivo criado no winhp na minha hp 50 eu estou fazendo os seguintes passos aperto o botão var dai aparece no canto inferior da calculadora os nomes da minhas colas e outros nomes ali tambem relacionados
    dai eu aperto o botão referente ao meu arquivo no caso nomeado como cola 4 depois de apertado aparece escrito natela da hp cola 4 e então aperto o botão referente a letra F que é o mesmo da F6 e table só que não consigo visualizar seu conteudo E APARECE ESCRITO NA TELA CASE DIR E VAI SE REPETINDO QUANDO APERTO ENTER TEM COMO ME ESPLICAR SE POSSIVEL PASSO A PASSO

  116. jader disse:

    gostaria de saber fazer as equações pos faço engenharia e gostaria manusear a minha hp no maximo

  117. Robson disse:

    Mauro;
    Tenho uma HP 50G comprada recentemente, que funciona perfeitamente. Há alguns dias atrás eu ajustei a hora e a data para aparecer no display da calculadora. Tudo fucionou perfeitamente, porém percebi que qdo desligo a calculadora, a hora aparece atrasada, ou seja o relógio pára qdo a calculadora está desligada, somente com ela ligada é que a hora permanesse atualizada. Já liguei para o suporte da HP e fiz vários procedimentos e não resolveu, e a atendente me disse que pode ser alguma configuração errada na calculadora. vc sabe o que pode estar acontecendo ? (Ja troquei pilhas e bateria, e não resolveu)

  118. Vinícius Antunes disse:

    Robson,

    O que pode estar acontecendo é a bateria (não a pilha) dela estar fraca… Até aonde sei, a bateria é responsável por manter o relógio e a memória da calculadora mesmo depois que desligada ou removida as pilhas.

    Para ver a bateria, basta tirar a tampa das pilhas que você verá.

    Aconselho a procurar a HP antes de tentar retirar as baterias. É mais seguro!

    Abraços,

    Vinícius Antunes.

  119. Alberto disse:

    Comprei uma hp50g para uma matéria que estou vendo PROBABILIDADE E ESTATISCA e
    não consigo salvar formulas na calculadora , está chegando o dia da prova e não sei me cher direito.

    se alguem puder me ajudar agradeço

  120. Alberto disse:

    Queria colocar na calculadora Média Aritmética,Média Geométrica,Média Harmônica,Média Quadrática,Raiz Média Quadratica,Média Cúbica,Média Biquadrática.

    Medidas de Dispersão

    * Amplitude
    * Desvio médio
    * Variância
    * Desvio padrão
    * Assimetria e Curtose

    Probabilidade da Interseção
    Probabilidade da Reunião

    O meu professor programo na calculadora dele td isso,e não ensina pra gente nem fudendo quer que agente faça na mão mesmo.
    Ele chega na sala de aula la coloca um monte de conta loko pega a calculadora e faz mo rapido.

    Se alguem puder me ajudar agradeço e muito.

    Obrigado

  121. itamar disse:

    tenho uma hp 50g . quando estava instalando uma biblioteca e fui finalizar e inciar a calculadora, com o comando- on f3- simplesmente a tela da calculadora ficou escura, e apareçeu um incone de uma ampuleta, akela que fica contando um tempo..mas esse tempo nunca acaba..e agora para fazer os calculos tenho muitas dificuldades, pois a visualização da tela escureçeu muito…tentei os comando de contraste , on + – mas não resolveu..se alguem puder me ajudar ..desde ja agradeço..

  122. biancareisrj disse:

    Bom dia,
    Tenho um pequeno comércio e busco fabricantes de celulares , Notebook,tablet e games
    para vender com bom preço no mercado brasileiro, pois à muita concorrência.

  123. biancareisrj disse:

    meus contatos são ;
    biancareisrj@rocketmail.com
    55-21-3183-1116/55-21-8682-8444

  124. André disse:

    Boa tarde

    Professor.

    Na minha HP50g não está aparecendo esse L333, só aparece o TVG2, IOPAR e o CASDIR ? O que devo fazer. Estou tendo muita dificuldade em passar “lembretes” p/ a minha calculadora. Comprei ela e não está sendo util, para essas finalidades…

    Obs: Tenho prova de Calculo HOJE ! ! ! !

    Fico no aguardo.

    Obrigado

  125. Pedro Augusto disse:

    Olá.

    Tenho uma Hp 50G e estou tendo dificuldades em abrir arquivos com extensão .T49 nela.
    Eu consigo localizar o arquivo, porém, quando tento abrí-lo, aparece a mensagem “NOVAL” e o mesmo não é aberto. Consigo abrir arquivos do tipo HP49 e EDEN, mas gostaria de abrir também os T49.

    Grato desde já pela atenção!

  126. Leandro xavier disse:

    boa tarde, tenho uma HP 50G mais ela não funciona o cabo USB, ja coloquei varios cabos e tambem varios progamas diferntes, o que devo fazer para funcionar?

  127. Vinícius Antunes disse:

    Leandro,

    Chegou a dar uma olhada no manual para verificar se existe alguma informação para esse problema?

    Caso não tenha algum informativo sobre isso, aconselho a pegar o número de série de sua 50G e ligar diretamente no Suporte da HP. Acredito que no site, tenha o telefone direto para calculadoras gráficas.

    Att,
    Vinícius Antunes.

  128. rafael disse:

    como coloco uma imagem na hp?

    tipo fiz um resumo no meu caderno agora quero scanear e colocar como imagem…

    abraço
    Rafael

  129. Guilherme disse:

    Olá pessoal , a 48Gii consegue fazer tudo isso?

  130. Diogenes disse:

    Mauro, muito bom o seu blog!!!!!!!!!!!
    agora por favor me ajude, se por favor!

    a minha hp 50g não está reconhecendo meu cartão Sd, mesmo fazendo o texto no programa winhp colocando no cartão, eu entro com shift esquerdo e APPS, mais não aparece o Sd na hp, o que eu faço?
    fico agradecido se vc puder me explicar!

  131. brito junior disse:

    preciso de informacoes da hp 48g antiga, me ajude

  132. mauromartins disse:

    Teu cartão tá formatado ?
    Tenta abrir ele no computador.
    E um detalhe, a HP só lê cartões SD, não SDHC, portanto o cartão têm que ser menor que 2gb para ela entender.

    Abraço!

  133. thany disse:

    Mauro,

    tento colocar uma imagem na minha calculadora, mas toda vez que vou nas propriedades do paint para setar preto e branco, a imagem fica toda preta =/
    como faço pra deixar a imagem preto e branco acontecer isso q falei ?

    Abraços e parabens pelo site!

  134. Diogenes disse:

    Mauro, o cartão está formatado sim,
    e é de 1gb, mesmo assim não aparece a função sd.
    tenho que colocar algum programa para poder identificar o cartão?

    obrigado!!

  135. mauromartins disse:

    Não precisa de nenhum programa. A calculadora detecta o cartão automaticamente. Pode ser que a sua esteja com defeito.

  136. Bento disse:

    Excelente os comentários…

  137. Ronaldo Barone Borges disse:

    Bom dia Mauro, estou começando a desvendar essa maravilha que é a hp50g e gostaria que vc me desse alguns toques como:
    - Qual o modo adequado ( RPN ou Algébrico) para usar em matriz, integral / derivada etc?

    - É verdade que se eu usar um cartão de 2gb a calculadora não reconhece?

    - Li ano seu blog a respeito do programa kit de conectividade , e queria saber se a Hp 50g lê as extensões das calculadoras mais antigas ou precisa de um tipo de arquivo específico só para ela?

    Mauro parabéns pelo blog, ainda vou te fazer muitas perguntas…
    Desde já obrigado.

  138. Victor Medina disse:

    ola mauro. com a minha hp 48gll nao consigo fazer conexao com o pc, uso o win xp sp3 e msm assim fica dando dispositivo desconhecido, ja instalei os drivers e msm assim nao vai. =/

    vc tem alguma ideia de como fazer isso funcionar??

    grato

  139. Guilherme Domingos disse:

    Mauro, tenho uma HP50g e tenho algumas duvidas:

    * Não consigo colocar o arquivo TGV na calculadora, mesmos seguindo a risca seu tutorial. (consegui criar pastas e enviar arquivos .txt mas esses ela nao lê)
    * Tentei colocar o cartão SD de 2GBs de memoria, mas a calculadora também não detecta (tentei formatar o cartão atravez da calculadora, mesmo ele estando acessivel pelo computador, e não consegui. O manual da HP me solicita efetuar comandos que a minha calculadora não tem)

    Você poderia me ajudar?

    Agradecidamente,

  140. Guilherme Domingos disse:

    Uma ultima questão, pelo menos por hora:

    *Você mensiona que a HP50g abre textos e imagens. Que tipos de imagem? Ela também lê arquivos em PDF?

    Novamente Grato,

  141. Paulo Henig disse:

    Boa Noite Mauro.
    Tem como vizualizar arquivos em PDF na HP50G?

  142. Ana Sofia disse:

    Oi Mauro,
    minha HP50g não está conectando ao computador. Toda vez que tento, dá como se não tivesse conectada. Já tentei instalar o driver, como disseram acima, mas também não funciona. Você sabe como eu deveria proceder?
    Obrigada

  143. Wênio disse:

    Mauro, tenho uma hp 39g+. Instalei o Kit conectividade respectivo. Faço a conexão pela porta COM1. Contudo na pasta dele não consta a existencia da calculadora(UsbDrive), logo não consigo transferir arquivos da calculardora para o pc e vice-versa. Deste se você ou alguem tiver alguma dica, por favor me ajude.

    Obrigado

  144. Vanderlei disse:

    Gostaria de tirar uma duvida amigo,
    Eu até consegui chegar ai e ver o precedimento certinho, mas onde eu faço as colas e depois de feita como faço pra passar apenas, eu posso escanear alguma coisa e passar pra calculadora??????ou só escrever e onde escrevo?

    Vlwwwww

  145. Cristiane Guimarães disse:

    Boa tarde pessoal!!

    Mauro, poderia me ajudar por favor. Comprei uma HP 50g, porém como sou nova na mesma, não sei o que fiz, agora quando faço cálculos aparece a letra E seguida de 0, por exemplo digito 15+20 clico em enter e aparece :20.E0+20.E0 resultado 40.E0. Este é um cálculo muito simples, mas o mesmo esta acontecendo para outros cálculos na parte de estatística e física.

    Não sei o que fiz para acontecer isso. Ja resetei e não adiantou.

    Poderia me ajudar por favor?

    Obs.: Seu blog é muito bom.

    Grata
    Cristiane

  146. o cara disse:

    AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH
    NÃO ADIANTA APAGAR, q eu vô escrever de novo!
    Bando de otérios! Fios da pata!

  147. Glauco disse:

    Obrigado Maurício! Finalmente, depois de um monte de erros, consegui salvar um arquivo como desejava!
    Escrevendo os arquivos no Win HP.

    Mas creio que usar cartão SD deve ser mais fácil, usando o USB e chato.

    Muito Obrigado!

  148. Aline disse:

    Ola, você teria como me explicar como faço isso na 39gs?? pois o kitconectividade é diferente!!!

    obrigada

  149. nilo disse:

    bom demais o tutorial so que como que eu apago essas colas em

  150. Rodrigo disse:

    boa tarde!!!
    a calculadora hp 50 g exibe resolução passo a passo?

  151. heloise disse:

    gente apaguei, nao sei como, alguns aplicativos da minha Hp e nao sei como repcuperar. nao possuo os 4 ultimos aplicativos do apps: Equation Library, periodic table, development lib e labo 1.1.
    Eu preciso deles.. o que faço?!
    ME AJUDEM!!!!!
    Obrigada

  152. evaldo reis disse:

    COMO PASSAR COLA EM ARQUIVO TXT
    PARA HP 48g+?

  153. rhost disse:

    pessoal eu baixei o winhp, escrevi o meu texto, salvei na area de trabalho, coloquei o cartao sd no pc, colei o texto no cartao, recoloquei o sd na hp, segui os passos do tutorial e beleza, foi o jeito que achei, pois nao conseguia conectar a calculadora no pc.

  154. Raphael Santos disse:

    Gravo os meus texto no formato correto no Winhp TGV HP49 files (*.T49) mas na hora em que eu vou abrir o mesmo na Hp da a seguinte Mensagem (***Error: Undefined XLIB NAME***)por favor já estou desisperado me ajudem.
    por e-mail ou aqui mesmo.

  155. Anderson Teixeira disse:

    Raphael, é só deletar o arquivo TGV do iRAM e repetir o procedimento de instalação do TGV. Vai voltar a funcionar.

  156. Lauana Ribeiro Santos disse:

    Como coloco PDF na HP50G?

  157. mauromartins disse:

    Não coloca. A 50g não tem processamento para rodar PDF.

  158. Leonardo Diniz disse:

    Boa Tarde Mauro ..
    Estou tentando instalar o programa, ele abre, so que na hora que vou apertar na opção conecta ele da erro, sabe como resolver isso para mim?

    Leonardo, Grato.

  159. pedro disse:

    nt obrigado!!
    mas aqui ainda da um problema, qnd eu clico na tecla VAR e seleciono o arquivo aparece ”’ERROR :Undefined
    ;xlib ;name”
    me ajuda !!

  160. alex disse:

    quando tento colocar arquivos no conn4x abre ocorre o status de copia mas logo aparece uma janela que fecha rapidamente, acredito que a menssagem seja de que a calculadora esta ocuapda, alguem poderia me ajudar?

  161. Fábio disse:

    Muito boa a dica, por isso que reseto as HPs dos meu alunos na prova e confisco os cartões de memória ahIuhaiuhUIhAiuhaiauh

  162. mauromartins disse:

    Hoje sou professor, mas não tenho medo nenhum do uso de calculadora na prova.
    Com as provas que aplico, os meus alunos podem utilizar suas calculadoras e mesmo assim eu fico tranquilo que ninguem irá colar.

  163. Neto disse:

    HP 49G+ é compatível com windows 7?
    quais teclas devo clicar para fazer uma operação tipo 2+3= 5 na hp49g+

  164. Samuel disse:

    Queria colocar na calculadora Média Aritmética,Média Geométrica,Média Harmônica,Média Quadrática,Raiz Média Quadratica,Média Cúbica,Média Biquadrática.

    Medidas de Dispersão

    * Amplitude
    * Desvio médio
    * Variância
    * Desvio padrão
    * Assimetria e Curtose

    Probabilidade da Interseção
    Probabilidade da Reunião

    se alguém puder me ajudar desde já agradeço

  165. marco aurelio disse:

    tou precisando de um editor para a hp50g que faça equações sem perder as formatação que fiz, obrigado.

  166. Edu disse:

    vc é o cara! queria usar o wordcalc vc tem o arquivo com a extensão .lib?

  167. Jackeline disse:

    Olá, gostaria de saber se alguém saberia me dizer o que poderia estar errado com minha calculadora hp50g, pois instalei o tgv, só que quando vou jogar o arquivo dentro do kit de conectividade o arquivo não vai, já tentei de todas as formas, mas não tem jeito do arquivo ficar, até mostra transferindo, só que não aparece nada.

    Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.

    Jackeline

  168. Carlos disse:

    Preciso salvar um cálculo gigante de física, tem como copiar para a hp e deixar salvo é porque preciso deixar salvo o passo a passo.
    Desde já obrigado.

Deixe uma resposta

