O dia em que as comunicações pararam!

Hoje foi um dia atípico. Graças ao incêndio do prédio da Telefônica, muitas pessoas ficaram sem comunicação. Pessoas que ganham dinheiro pela Internet devem ter passado por um dia bem estressante.

Em minha casa, o problema ocorreu às 15 horas. Porém, ao reiniciar o modem, eu percebi que o mesmo pegava ip, inclusive pingava o gateway, portanto, o problema era de DNS. Uma rápida troca para o OpenDNS resolveu meu problema. Pouco tempo depois, fui com minha mãe ao centro da cidade, mas não consegui utilizar o meu E71 para acessar a internet. Será que a Vivo utiliza o mesmo DNS da Telefônica ?

Bom, eis que a noite resolvo ir ao shopping da cidade para desbloquear alguns celulares. Entrando na loja da Vivo, recebo a notícia que todo o sistema está fora de funcionamento. Ô bendita internet! Resolvo ir à Siciliano, porém o sistema TAMBEM está fora de operação! Bad luck for me.

Isso me levou a pensar: como somos dependentes da Internet! Mas, ao mesmo tempo, algo que aprendi em meus anos de manutenção é ter Redundância. Sistemas importantes devem ser redundantes! Será que todas essas lojas não percebem o dinheiro todo que perdem ao ficar sem um link de internet? Porque não contratar um serviço secundário, nem que seja de menor velocidade? Uma loja como a Vivo, ficou a tarde inteira sem poder realizar uma transação qualquer graças à falta de internet … Esse valor perdido, só hoje, provavelmente pagaria o link redundante, e sobraria dinheiro!

Eu que nem ganho dinheiro com internet (ainda!) tenho dois links redundantes ! Veja: tenho o Speedy como serviço principal, um pacote Vivo ZAP de 1gb no E71 e um pacote de 250mb no E62! Por mais que eu não trabalhe na internet, existem muitos recursos nela indispensáveis para a minha faculdade, e eu não gosto de correr o risco de ficar sem acesso a eles! Claro, existem backups físicos, mas sempre existe aquele trabalho que você têm que entregar para ontem, e não consegue acessar a net para baixar os recursos ! Bem … Eu, como mid user já tenho redundância, porque estas empresas todas não pensam nisso?

Bem … Acho que eu ganharia muito dinheiro como consultor de serviços para a internet 😉

(Em tempo: ao fazer o upload do post, percebi que o DNS da Telefonica/Vivo havia caído novamente. E quem me salvou? Sim, E62 com Tim Web e Open DNS 😉 ). Redundância, pensem nisso !

Um comentário sobre “O dia em que as comunicações pararam!

  1. Olha, se a Vivo usa o mesmo DNS da Telefônica, a Net também deve usar!!! =/
    Minha internet é Net e também tive problemas com ela ontem.
    Essa idéia de redundância é realmente uma questão a se pensar…

Deixe um comentário