Integral na hp – mini tutorial

Publicado: janeiro 24, 2009 em HP 50g

Para os usuários da hp, irei fazer posts rápidos com dicas de utilização da mesma. A maioria das coisas está no manual, portanto, aqui serão lembretes ;)

Por passos simples: Primeiro, aperte o botão Mode (segundo botão da segunda fileira de botões). Na opção Operating Mode, coloque Algebraic. Depois, entre no menu CAS (botão F3), e deixe as seguintes opções marcadas: Simp Non-Rational e Rigorous. Caso queira ver o passo a passo (interessante para quem estuda cálculo e não consegue fazer na mão a integral) marque também a opção Step-by-Step.

Depois, volte à tela principal da mesma, aperte o shift esquerda (na Hp 50, é o botão branco), a tecla 4 para abrir o menu Calc. Selecione Intx, digite a integral (a variável será o x) e pronto. A integral será calculada.

Para calcular integral definida: o método mais fácil requer o uso do Equation Writer e a utilização do recurso Aprox. no menu CAS. Para isto, aperte o shift direito (vermelho) e a tecla o (ou ‘). Irá mudar para uma tela com uma seta, esta é o Equation Writer, onde podemos editar visualmente as funções. Após isto, novamente Shift direito e botão u (ou TAN)  para aparecer a integral. Aí é só digitar os valores e a função, não esquecendo de colocar a letra qual será feita a integral no final. Note, caso no local da função, você insira outra integral, poderá fazer integrais duplas, triplas desta mesma maneira.

Comentários
  1. Luiz Otavio disse:

    muito oportuno essa sua explicação, são pequenos detalhes que as vezes a gente se atrapalha todo.
    parabens pela iniciativa.

    Luiz Otavio

  2. Alberto Silva disse:

    Hj vi uma pessoa resolvendo fraçoes parciais na calculadora(ahhh se eu tivesse essa calculadora em cálculo… mas nem dava pra usar na prova…), putz, mto boa suas funções.

    Aproveitando o coveiro, heheheh brincadeira Luiz Otavio, tu poderias falar sobre os modos de operação RPN e Algébrico?
    Falando tambem sobre o uso do cartao SD, aqui eu utilizo somente para passar arquivos, tendo que passar os programas e textos para a memoria da calculadora. E até agora não vi justificativa para 1gb de memória.

    Abraços.

  3. Nardelio disse:

    cara não tenho hp,mais depois desta sua dica vou comprar uma valeu.

    Nardelio

  4. Nardelio disse:

    cara não tenho hp,mais depois desta sua dica vou comprar uma ,valeu.

    Nardelio

  5. [...] principio indiquei a ele o tutorial (que pode ser acessado aqui) feito pelo Mauro Martins a respeito desse assunto. No entanto, como prometi ao Luiz, estarei [...]

  6. Eu tenho uma hp50g e uma hp48gx, mas não estou conseguindo conectá-las ao pc. por favor quera me ajudar!

  7. mauromartins disse:

    Amigo, existe aqui no blog um tutorial para conectar a HP 50g no PC. Já a 48gx, como eu não tenho uma, fica difícil eu te ajudar. Mas se eu souber como eu te aviso.
    Abraço !

  8. camilasoares disse:

    Olá Mauro e José Raimundo.
    Acho que posso ajudar vocês, pois a minha HP é a 48G+.
    Para comunicá-la com o micro, primeiro precisamos de um cabo serial. O meu eu montei utilizando um cabo de mouse antigo pra poder aproveitar o conectorzinho interno que cabe certinho na HP. Nesse site aqui tem a configuração do cabo: http://www.alexalbertin.com/page03.htm
    Quanto ao software de comunicão eu utilizo o HP48 Explorer que pode ser baixado neste link: http://www.4shared.com/file/116618368/18aef258/Hp48exbrcr.html
    Espero ter ajudado. ;)
    Abraço para vocês dois…

  9. CLaudio disse:

    Parabéns cara!! Excelente explicação!

  10. [...] o assunto. Não posso deixar de agradecer e dedicar essa minha primeira postagem ao meu amigo, o Mauro, que me incentivou a criar este blog. Como já comentei no meu perfil, não sou [...]

  11. Emerson disse:

    Comprei uma HP50G recentemente e gostaria de saber como resolver derivadas. Podem me ajudar???

  12. Junior disse:

    Legal!!!!!!!!!!!!!!!, aplico a expressão ,mas mesmo assim ela me da só o resultado final da integral acima .Alguem pode me ajudar??????????????

  13. Osnei disse:

    Oi , pessoal estou com muita dificuldade ,para fazer
    operações na HP 50g , existe algum video o site
    sobre o assunto me ajudem por favor

    Att.
    Osnei Neves

  14. Gilberto disse:

    Bom dia, tentei fazer a operação acima mas na hora que dou enter…aparece um erro na minha tela…. “Error: Undefined name” porque aparece isso e não da o resultado da integral?

    Att
    Gilberto

  15. Rodrigo de Souza disse:

    Oi camila uso frequentemente seu site para solucionar minhas, mais uma eu não encontrei, gostaria que você me ajudasse a resolver derivadas parciais de segunda ordem.

    Att
    Rodrigo

  16. Marco Aurélio disse:

    Valeu pela dica, tenho prova amanhã e não sabia como fazer, agora “é só ir para o abraço”, valeu.

  17. Raphael disse:

    Foi de grande ajuda, amigo.
    Muito obrigado.

  18. Caique disse:

    olá, na minha calculadora qnd aperto a tecla rcl,
    aparece a mensagem,

    RCL ERROR:
    to few arguments ;
    oque isso quer dizer, sou mt leigo ainda nesta maquinha, hehe

  19. jane ramos disse:

    “(…) Para calcular integral definida: o método mais fácil requer o uso do Equation Writer (…) aí é só colocar os valores da função (…)” mas e depois? marco toda a função e aperto “EVAL” para calcular? sim, aparece o resultado, mas e o passo a passo? como faço para ver?

  20. Jr. disse:

    Bom dia! Preciso de ajuda p/ calcular derivada do logaritmo na HP 48g.

    Podem me ajudar?

    Obrigado,

  21. Fifty disse:

    Too late my lady.

    Fiz a bendita prova de Cálculo II na semana passada, acho que rodei. Huahuahuahua.

    Providenciando uma HP urgente.

    Obrigado pelas dicas.

  22. bruno henrique disse:

    Ola bom tenho 1 duvida
    eu tenho que colocar o periodo como é Dx ? Grato.

  23. Róge disse:

    mto bom tutorial + eu to com um problema, ao tentar fazer qualquer tipo de derivadas ou integrais a seguinte msg aparece “Undefined Name” oque eu posso fazer ??

    agradeço desde ja :)

  24. juliano disse:

    CARA VALEW AI NAO SABI COMO FAZER a indefinid valew mesmo

  25. Andre disse:

    Boa tarde, muito bom esta sua explicação está de parabens.

    Gostaria de saber como que faço para modificar as equações (formulas) já existentes na HP 50g ? E tbém como depois que colocar as equações como fazer pra acha-las/ visualizar as mesmas.

    Obrigado pela as dicas

    e fico no aguardo

  26. valter disse:

    ola, camila me ajuda,quando eu tento derivar ou integrar na hp 50g o resultado é zero, me orienta passo a passo qulal o procedimento.
    uma boa noite e desde já agradeço.

  27. Andre disse:

    Gostaria de saber onde consigo a biblioteca statdes library para fazer grafico de estatistica na hp50

    Obrigado

  28. douglas disse:

    porque que quando faz-se integrais indefinidas, aparece a mensagem undefined name. em todas as contas que eu faço aparece esta mensagem.

  29. israel disse:

    Por favor como se calcula outras derivadas e integrais na hp. ex. regra da cadeia, com duas ou mais funções, direcionais etc….

    obrigado

  30. Rafael Oliveira da Costa disse:

    como faço para calcular integral indefinida passo a passo na Hp 48g II já marquei a opção Step-by-Step e nada

  31. cleiton disse:

    como fazer integral indefinida e definida passo a passo na Hp50g pois o meu professor nao quer só a resposta tem como ela fazer isso?

Deixe uma resposta

